Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

0254– CRISE DE EMPREGO OU DE TALENTO? (Revista Sinal Verde, Ano 5, Ed. 58 , Outubro, 2013)

 

avestrusUma pesquisa realizada junto a empresários revelou que 68 a cada 100 patrões têm dificuldades na hora de contratar. Atualmente, 148 mil postos de trabalho não são ocupados por falta de mão de obra qualificada. O prejuízo pode ser visto no Estado do Mato Grosso que não quebrou seu recorde agrícola por falta de tratorista. A grande massa de desempregados não consegue entrar na fila dos empregadores procurando talentos.

Em 2005, iniciamos a crise de falta de engenheiros, em 2013 foi a da falta de médicos. Pergunta: Mas por que tem gente morrendo de sede ao lado da cacimba? Resposta: Não sabem tirar a água de lá. Engenheiros e metereologistas vindo da Índia e médicos de Cuba não estão ocupando lugar de brasileiro, os importados nem conseguem atender à vaga que os nativos não querem ocupar.

Até no facebook circula o alerta de que a “caneta é mais leve que a enxada”, em ambos os casos não acontecerá nada sem alguém ir lá para manobrá-las. A formula do sucesso é 10% inspiração e 90% de transpiração, a dedicação faz a diferença.

O grande Louis Paster afirmou: “a sorte favorece a mente bem preparada”. Percebo que existem dois tipos de vitória, uma é a secreta que ocorre todo dia, onde a pessoa se vence por meio do empenho, superação e aprendizado e a outra é a pública onde é aplaudida ao se sagrar campeão por aplicar o conhecimento adquirido na primeira fase.

Existe uma receita infalível para se fazer sucesso e olha que já é bem conhecida, mas poucos a dão o devido valor. Não existe nada mais motivador para uma carreira do que fazer o que se gosta, ainda que não dê muito dinheiro a pessoa estará feliz. Na hora que a pessoa se dedica a fazer o que gosta, aflora o talento e é nesta hora que ela passa a valer mais, a tal ponto que os outros não se importam em pagar o preço justo para ver o bom talento em operação. Neymar e Kaka que o digam!

É bem fácil contratar um trabalhador para um bom salário, mas contratar um talento já é outra história. Quando falo de talento não me refiro só a Fernanda Montenegro, Bach, Tom Jobim ou Billy Graham, mas aquela pessoa que está desejosa em fazer a diferença onde está independente da opinião critica de quem quer apagar a luz alheia por não conseguir manter a própria luz acesa. Existe uma diferença entre tirador de pedido e um vendedor, entre emprego e trabalho, entre gostar de fazer e o ter paixão pelo que se faz. Quem viu Airton Senna correndo sabe do que falo.

Desde 2008 atuo como personal coach, já perdi as contas das minhas horas de voo e dos números de clientes que atendi, mas nunca vou me esquecer dos diamantes e pérolas que deparei. De fato tenho muito cascalho para remover (98%), mas a satisfação de deparar com uma joia me inspira a cada manhã na incessante caça de talentos. Não importa a cor, o credo, o gênero, ou a nacionalidade, 100% das pessoas têm um talento oculto, porém, o mais triste é saber que alguns trancaram suas minas e jogaram a chave fora, os vejo sentados ao lado da cacimba com canequinhas empoeiradas.

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
011,0010130
Fonte: imagens da internet. artigo publicado na Revista Sinal Verde, ano 5, Ed. 58, Outubro, 2013.      
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por compartilhar sua opinião. Publicaremos seu comentário em breve.