Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

019 - ASSERTIVIDADE

Assertividade é um adjetivo que expressa o caráter de asserto; afirmativo; alegação, asseveração, proposição enunciada como verdadeira por parte do agente falador.
Ser assertivo significa assumir o controle das declarações que faz, frente aos sentimentos, verdadeiramente, presentes na pessoa em confronto com aqueles que ocultam por medo ou despreparo para manifestarem. Esse medo leva calarem-se ou a exposição agressiva. em ambos os casos há conflitos: internos ou externos.
Na vida há uma necessidade de preparo para tomar decisões importantes, na hora certa, da forma apropriada e adequada. Proteger seu direito, sua dignidade, sua integridade, inclusive a emocional, sua auto-estima e sua moral. Ao expressar-se de forma segura seus pensamentos, decisões e emoções, com responsabilidade, (quem é responsável assume o que faz de forma consciente), sem insegurança, sem ansiedade e sem desequilíbrio contribui para o crescimento próprio e alheio, evitando aqueles conflitos indesejáveis.
Ser assertivo, na área emocional, envolve um pouco de proatividade. Mas ser assertivo nas relações significa que posso revelar minha afetividade de forma honesta sem receio de ser rejeitado (pois estou seguro das minhas emoções), sem medo de ser mal interpretado (pois estou certo que saberei deixar claro quando alguém não me entender). Ser franco e revelar meu carinho (pois sou um ser humano que têm sentimentos positivos e sensibilidade, às quais consigo expressar), liberdade para manifestar espontaneamente ternura, carinho, emoção e amor, ainda, sem parecer ridículo. Demonstrar apreciação, diretamente às pessoas com quem me relaciono é conseguir valorizar o que verdadeiramente elas fazem e contribuem para com o meu trabalho, ou desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Reter ou ocultar essas opiniões, podem sim, revelar uma franqueza, uma incapacidade ou inabilidade de ser verdadeiro e honesto.
Expressar esse cuidado revela certo grau de maturidade em várias áreas da vida e é quando evito situações de agressividade ou impulsividade, aquelas deixam a impressão negativa, reações que muitas vezes causam outros problemas com quem interagimos, em qualquer esfera, seja ela social, profissional, espiritual, familiar, etc.. Saber dizer “não” e saber dizer “sim” de forma equilibrada é uma dádiva. Saber expressar com clareza o que realmente deseja é sabedoria. Manifestar simpatia e afeição pelas pessoas com quem mantemos contato direto é humanidade. Isso entre outras coisas, promove mais que bem estar pessoal, afeta diretamente a qualidade de vida que levamos, a produtividade, a intensidade dos relacionamentos que cultivamos e a forma que damos nossa contribuição para um mundo melhor.
É de arrancar os cabelos ouvir alguém reclamar sem fazer nada para mudar. Entendo como a mais estúpida das coragens! Paga-se alto preço pessoal e intimo. Outra, responder com a velha lei do “olho por olho, dente por dente”, a mais estúpida das covardias, pois revela a total incapacidade de reinventar e participar da não violência.
A auto-afirmação é importante para todas as pessoas. Mas nunca a qualquer preço. Ao despertar para vida podemos defender nossas idéias e replicar quando houver resistência dos outros. Podemos mais! Ao fazer isso sem receio de errar, com assertividade, basta ter em mente que devo usar todo meu empenho em assegurar que meu interlocutor tem o direito de entender as bases do meu raciocínio na qual se fundam àquelas conclusões. Se mesmo assim persiste a resistência, respeitar o direito de oposição e lembrar que há outros meios, superiores, de fazer garantir o meu direito.
Discernimento. É uma das faculdades do ser humano intelectualmente maduro e sadio. Muito útil para servir de fiel da balança no uso da assertividade. O discernimento faz distinção entre agressividade e assertividade. Dicas para isso usar o bom senso: ver pelos os olhos dos outros; ou ainda, antes de “explodir”, ver seus atos como manchete no jornal no dia seguinte. Será que justificaria a indicação do meu nome ao premio “Nobel de Atitudes”. Estratégia que pode nos ajudar a manter o equilíbrio. Aprendi com Joelmir Betting que já citava “a diferença do remédio para o veneno é a dose”.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
1,05090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/