Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

0215 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

(continuando...)

(25-I) – 8 Lições do Ideal de Cooperação

business teamwork - business men making a puzzle8ª Lição – O progresso eficaz é via de mão dupla entre os níveis gerenciais médios e alta administração, o importante é haver liberdade e poder para agir.

A oitava lição do ideal de cooperação, obtida na fase teste do projeto de “Organização que Aprende”, tão logo o MIT encampou a tese de SENGE, trata justamente da desmistificação da ideia de que a vontade da alta cúpula é que inicialmente determina o sucesso e/ou fracasso desse novo paradigma administrativo.

É natural que resistências surjam, mas para que toda novidade seja bem vinda, é necessário, a meu ver, que todos entendam os benefícios decorrentes. Eu diria: Ninguém pega ônibus lotado se não estiver com pressa, não é verdade!? Se não valer a pena a gente não faz nada, mas ante temos que perceber que haverá benefícios para aderir.

Assim, se o alto comando da organização que você faz parte ainda não tomou conhecimento das ideias sistêmicas de SENGE, nem mesmo do fato de que as organizações podem aprender, e muito, em todas as fases do processo - desde criação/desenvolvimento, produção, comercio, ou até serviço -, isso não caracteriza impedimento para que você mesmo o apresente. Olha uma oportunidade se revelando aí! Por outro lado, na qualidade de gestor principal que percebeu o valor de uma organização que aprende nada o impede de instruir os demais na tese de uma organização que aprende.

Importante ressaltar:

  1. - A via é de mão dupla;
  2. - Resultados e benefícios são mais convincentes do que retórica, esta - retórica - só se sustenta com fundamentos naqueles - bons resultados -; (exemplos arrastam)
  3. - Somente os objetos inanimados não são passiveis de motivação; (enquanto há vida há esperança)
  4. - Uma vez iniciado e deflagrados toda organização será contagiada, pelos resultados, sejam quais forem;
  5. - A eficácia não provém dos iniciadores, mas daqueles que tem poder efetivo de mudança, independente do nível que estejam;
  6. - É “essencial haver uma ‘liderança local de linha’ dos esforços de aprendizagem,” inclusive “(...) para implementar novas ideias e formas de trabalhar juntos”.
  7. - O desenvolvimento e aperfeiçoamento da capacidade de aprender geram novas ideias e formas de trabalho em conjunto, por conseguinte traduzem-se em novas decisões e ações repercutindo infinitamente; (o processo é contagiante em deflagrar novos processos).

(Bom, até o momento foram 15 postagens sobre o tema, todavia gostaria de continuar explanando-o mais. Estou comprometendo em retomá-lo em breve.)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
014,012010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/