Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

049 - EXPLICAÇÃO DA ASSERTIVIDADE

encolir sapo

Em uma postagem anterior já havia abordado esse tema. Mas atendendo pedidos pretendo fazê-lo novamente dizendo que ser Assertivo é expressar de forma correta os sentimentos, opiniões e posicionamentos, atitude certa na hora e no momento certos. É também, ser afirmativo dentro de seu ponto de vista, sem ter que “engolir sapos” e multiplicar as confusões por causa da exposição da própria opinião.
O Não-Assertivo é aquele que fica se remoendo por dentro e nunca expõe de sua insatisfação, é a pessoa que guarda para si as injustiças e por consequência sente insatisfação e muito mal estar.
No lado oposto temos o Agressivo que expões seu descontentamento, causando conflitos indesejados junto aos seus interlocutores. Sua opinião, com atitudes desorientadas e não inteligentes, muitos vezes bem insensatas, acabam por provocar dano do qual ele mesmo não deseja.
Por sua vez, o Assertivo se manifesta de forma muito mais proveitosa e clara com auto grau de satisfação, baixo conflito e significativa maturidade. Atingindo com mais êxito e eficácia a exposição de sua opinião.
Em outra oportunidade quero conjugar assertividade com outro elemento complementar: a proatividade e feedback.

Entendendo uma avaliação:
Verifique suas atitudes, frente as coisas que lhe ocorre. Elas podem revelar que você raras vezes se defende? Ou, em alguma situação específica que sua reação é problemática?
Veja se as reações são orientadas para o comportamento agressivo. Será que a forma de suas respostas sugerem que você é autoritário em relação aos outros e não percebe?


Assertividade e Coaching:
Oportunamente é trabalhado com base em uma avaliação inicial, provocativa para todo o processo. Neste encontro verificamos qual o comportamento, emoção, sentimento, pensamento que interfere no processo cognitivo da pessoa. O ajuste da postura é imediato. O resultado é extraordinário!
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
24,06090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/