Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

0211 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE –COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

(continuando...)

 

 
(H-25-e.) 8 Lições do Ideal de Cooperação
lubrificacao4ª Lição – A liderança idealiza participar, mas a permanência e eficácia, se dá pela convicção pessoal, tão importante e significativa quanto do gestor, a de seus geridos;
“A liderança nasce de uma intensa convicção pessoal”. Com esta frase SENGE quis dizer que todo o trabalho iniciado desde o lançamento da ideia, uma organização que aprende, para que tenha o sucesso pretendido tem que encontrar a predisposição de participação no processo. Sem isso, não haveria progresso.

A predisposição é a disposição prévia, é o “objetivo a que alguém se propõe, a vontade de alcançá-lo; intento; propósito”*. É ainda a “inclinação, disposição ou tendência natural para algo; aptidão; é uma espécie de vocação”. Em medicina é a “probabilidade alta de alguém contrair ou desenvolver certa doença”. SENGE disse que as pessoas apreciaram bastante a ideia de uma perspectiva sistêmica, e todos os pressupostos contidos neste conceito sistêmico. Para SENGE todos os pressupostos eram subjacentes, ou seja, não se manifestam, mas está implícito, e de tal forma que em alguns casos não havia necessidade de que as pessoas fossem convencidas de algo. Algumas pessoas ressoavam, quase que imediatamente.

Daí alguém pode perguntar: − E quando elas não estão predispostas, como fazer? Particularmente eu entendo (i) que as pessoas nunca vão cooperar enquanto não entenderem os motivos. Mas isso não é tudo. Depois de entendidas, (ii) só vão cooperar depois de terem se apossada, apropriado internamente, daquele entendimento, e isso ocorre quando associam com benefícios próprios – com isso não estou querendo falar de egoísmo, mas quais os resultados benéficos que ela pode desfrutar –. Vejo sinais dessa apropriação, quando a pessoa deixa de ser uma espectadora, sai da arquibancada, e passa a ser coadjuvante, entrando na arena. Ou quando, linguisticamente falando, suas falas são construídas na primeira pessoa do singular ou do plural. Semelhante ao marketing, os benefícios são percebidos, não só os atributos.

Com isso, se a liderança que idealizou o projeto, procura a participação de seus colaboradores, só terá resultado de permanência e de eficácia, quando houver convicção pessoal do colaborador, essa adesão interna é tão importante e significativa seja ela por parte do gestor, ou por parte de seus geridos, mais apropriadamente, daqueles que participam diretamente do projeto. Eles não só vestiram a camisa, mas a camisa revestiu até seu coração. Não necessitam mais de convencimento, já estão convencidos. São idealistas de coisas práticas, entendendo que o pensamento sistêmico trarão consequências significativas em seu trabalho, nos negócios da organização e participariam dele ainda que não estivessem na empresa. SENGE cita Robert Frost, que disse: “Todas as grandes coisas são feitas para o seu próprio bem”.
(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
016,011010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/