Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

0217 - NUNCA DESISTA...

 

Nunca desista...
Nunca desista diante das dificuldades. Dificuldades todos teremos e passaremos por elas, não é privilégio somente de alguns poucos. Dificuldade é democrática, está disponível para todos, indistintamente. Elas podem variar de intensidade e situações, mas existem em todas as circunstâncias.

Porém, se encararmos as dificuldades de uma determinada forma, ela até poderá nos ajudar. Ela nos torna mais fortes, nos permite novas descobertas, quebra paradigmas, recria outros, cria novas formas de fazer e pensar e vice-versa, novas oportunidades, novos relacionamentos.

Dificuldade não é para ser ignorada, mas sim para ser superada, transposta. Não é para nos derrotar, mas nos fazer mais fortes. Albert Einstein disse certa vez, "a síntese da estupidez é fazer a mesma coisa esperando resultado diferente", por isso inove sempre. Nunca encare a dificuldade como inimiga, mas como algo que pode lhe fazer um ser melhor.

Enxergue a oportunidade na dificuldade, imagine-a que por conta da superação algo extraordinário vai acontecer. De fato acontecerá! Esta aí a razão de muitas invenções e descoberta.Empenhe-se em descobrir isso, ainda que não seja de forma pública, com notoriedade, ela será sua vitória particular, o despertador de ATITUDES positivas. Pense nisso! Mantenha a fé. Fé é atitude, não somente crença. Fé alimenta a esperança, mas a recíproca não é verdadeira, nunca confunda as duas: fé é fé, esperança é esperança.

Nunca desista diante das portas fechadas. Se uma determinada porta não se abriu, pergunte-se: será que era para eu entrar por ela? Investigue, sonde. Por que está fechada? Por que não se abriu para mim (ainda)? Será que não bati o suficiente, da forma certa, na hora certa? Existem portas abertas que não se fecham e portas fechadas que não se abrem. Verifique diante da resistência da abertura o quanto ela está relacionada com seus objetivos e metas – que deveriam ser definidos antecipadamente.

Verifique, se é imprescindível você gastar tempo e esforço na abertura daquela porta e se isso irá levá-lo mais próximo de suas metas. Seja justo e honesto consigo mesmo, sempre, mas nunca condescendente. Lute, lute sempre pela verdade, honestamente, nunca se cobre daquilo que não lhe é devido, mas exija o que for correto.

Também não se esqueça de ser generoso em comemorar uma vitória, ainda que seja com um copo de água aromatizada, em um lugar bonito, com café expresso ou chá em uma linda padaria, mas o faça. E quando estiver lá, deguste cada gole como um troféu de sua vitória. Pratique primeiro com você e só depois com aqueles a sua volta, na verdade acontecerá naturalmente com os demais depois que treinar consigo.

Nunca desista das pessoas. O ser humano é a coisa mais extraordinária que o Criador pessoalmente se empenhou em fazer com as próprias mãos, por isso existem tantos em dois modelos tão diferentes entre os dois gêneros. Nunca haverá iguais, talvez semelhanças, mesmo assim, únicos. Acredite na mudança das pessoas, inclusive na própria, mas ela virá com vontade genuína. Pode ser difícil mudar, mas é possível, principalmente quando se quer acelerar o processo.

Independentemente do tamanho de sua contribuição ela retribuirá melhor se contar contigo e ocorrerá de forma abundante onde desejas. O processo de mudança é semelhante a semeadura se for um grão de milho, em varias espigas; se for vento, em tempestades. Alerte-se, semear pode até lhe ser facultativo, mas a colheita é obrigatória. Sendo assim, semeie abundantemente na vida das pessoas: motivação, incentivo, apoio, amor, carinho, alegria, de forma sincera, verdadeira e justa.

Nunca desista de aprender. É equivocado dizer que aprender não ocupa espaço, mas se não usar o aprendido certamente será esquecido por perder as ligações neuronais que surgiram ando ? aprendemos. Ninguém é dono da sabedoria, por isso quanto mais compartilho, mais aprendo, em todos os sentidos. É certo que tempos difíceis existem, mas aperfeiçoa o aprendiz.

Não existe limite para aprender, mas existe limite na tolerância alheia para a ignorância. Conhecimento é luz, ignorância é trevas. Somos dominados por uma delas. Na infinita estrada do saber, partimos da derrota e do fracasso em direção a virtude e conhecimento, nunca terminaremos a estrada, por isso ela é infinita, mas podemos escolher em qual posto de vitória queremos estacionar e abastecer. Quem protelar muito é corroído pela mesmice, espécie de derrota que se apossará de forma viciosa, até que reinicie a caminhada. Se assim fizer, não dará pra mudar o começo, dará pra construir o final.

Nunca desista diante da sua idade. Ficar velho não é mérito de ninguém. Qualquer um que ficar deitado em casa durante 12 meses ficará mais velho um ano. O mérito está no que você faz com o que se apresenta diante de si. Ontem, já foi. Amanhã ainda não existe. O que importa é o hoje, por isso, tudo o que vier à sua mão para fazer, dedique-se a fazê-lo com excelência. Isso é compromisso. Compromisso é integridade. Integridade é verdade, ou tem ou não tem, não existe meio termo. Meia verdade é uma mentira inteira.

Nunca desista de fazer suas próprias escolhas. Às crianças,faltam capacidade e discernimento suficiente para uma boa escolha. Avaliar vícios e virtudes, riscos, perigos e prazeres, isso é responsabilidade dos pais. Mas, quando atingirmos a idade da razão, já somos capazes de nos responsabilizar por nossas escolhas. Escolhendo ou não já é uma escolha. Certa ou errada, independente ou não ao fazê-la eu é quem pago o preço. Por isso nunca terceirize suas escolhas, inevitavelmente pagarás o preço.

Nunca desista de reverenciar o Criador. Tenha crença em algo Superior. Acautele-se em não dar crédito ao supremo errado. Seja grato pela vida. Evite reclamar de algo e quando estiver prestes a fazê-lo, encontre outros motivos para ser grato e agradeça. Encare como um desafio a ser superado, mas não reclame.

Nunca seja imediatista, ansioso, angustiar-se pela demora de algo, tudo tem o tempo certo e determinado, principalmente depois que realizamos a nossa parte, inclusive de preparo. A pessoa sábia sabe diferenciar o tempo e modo de cada coisa, já o tolo nunca atingirá tal patamar. Observe a natureza, além de sua beleza ela nos revela desde a semente, passando pela gestação, tudo tem seu tempo natural e de preparo e adaptação, assim como o reflexo sobre outros.

Reverenciar ao Criador proporcionará olhar para seu interior com uma lanterna, para avaliar sua real motivação − tanto de incentivo quanto de fundamento − a prática lhe capacitará sondar o interior de outras pessoas quando for necessário discernir o que eles fazem, e atribuir uma justa medida. Também lhe ajudará a proporcionar e receber ajuda e evitar julgamentos tendenciosos, precipitados e injustos.

Por isso, restam três coisas a serem ditas!
Nunca desista...
Nunca desista...
Nunca desista...!

Gerson Sena
[Reflexões em novembro de 2010]

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
020,003011
Fonte: imagens da internet. Revisão Patrícia Magalhães
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/