Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de junho de 2013

0204 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

 

(E-20) - Reflexo e benefícios de um resultado prolongado.
Dando prosseguimento às provocações de Peter Senge, meu propósito de compartilhar alguns comentários sobre o livro. Visto que no final de 1973, Dom Michel, publica a obra On Learning to Plan – and Planning to Learn (traduzindo ao pé da letra, temos: Em Aprender a planejar – e Planejamento para Aprender), que se baseou em levantamento realizado junto a 14 empresas de grande porte que, reconhecidamente, são voltadas para aprendizagem, lá foi identificado três elementos de “contexto e criadores de significado e definidores de perspectiva” nos esforços da organização que aprende, como sendo (1) visão, valores e integridade; (2) diálogo; e, (3) pensamento sistêmico. Por outro lado outras três práticas se tornaram “essências para a integração da aprendizagem com o trabalho cotidiano” (1) modelagem mental; (2) aprendizagem na ação; e, (3) alavancagem da aprendizagem. Considerando sempre os novos desafios, como globalização, entre outros sem precedentes, muitas organizações não estão preparadas para competir no novo mercado de novas visões, de novos paradigmas.

Creio eu que, SENGE, imaginava sua reinvenção da roda mais como um motor do que aerodinâmica, sendo esta objeto de uma construção coletiva do MIT, entre outro colaboradores e influenciadores. Ele foi ousado em protagonizar esse modismo, como define. Acaso não tivesse escrito seu livro deixaria de marcar seu nome na história. Deixaria de ministrar palestras e treinamentos à milhares de pessoas. Deixaria de influenciar toda a última década do primeiro milênio, como ainda as primeiras do segundo milênio, sobre a capacidade de aprender, mas o aprender coletivamente, se quiser fazer diferença entre as mais, mais.

Mas é o conjunto das cinco disciplinas mais importantes para uma organização (1- Pensamento Sistêmico; 2-Domínio Pessoal; 3- Modelos Mentais; 4- Construção de uma visão compartilhada; 5- Aprendizagem em Equipe) que potencializa uma as outras. porém, a Quinta Disciplina que leva uma organização da mediocridade de um agrupamento à excelência da construção em equipe. Faça como SENGE, tenha o habito de meditar vespertinamente, de catalisar suas ideias de forma a redundar em benefícios coletivos, certamente eles se reverterão em bônus para sua vida.

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
028,009010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/