Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

042 – CONFORTO, MEDO E EXPANSÃO

 paradigma

O que destaca desde o nascimento até a morte é a capacidade de aprender. Seja com a família, na escola, no trabalho, com a carreira, ou com os desafios e dificuldades encontramos na aprendizagem um dos ofícios mais transformadores que pode ser praticado pelo homem. Qualquer pessoa!
O grande desafio do coaching é aprender a aprender, porém ensinar a aprender é ir além de transmitir informações (WOLK, 2008, p.19).
Albert Einstein vaticinou: “aprendizagem é experiência, todo o resto é informação”. Para isso devemos identificar o desejo em aprender e movimentar-se em direção a esta vivência, pois do contrário nos tornaremos como um depósito embolorado de livros velhos – muita informação armazenada –, cuja utilidade é discutível. É isto que você deseja?
Como observador acredito que muitas pessoas podem viver numa situação como uma semente de maçã. Veja só, no interior da fruta vive as semente protegidas pela casca externa que envolve a polpa, mas na pequenina capsula bem ao centro crescem as sementes.
3 ZONAS
Vamos chamar esta capsula de zona de conforto. Lá reside todo o conhecimento adquirido; não existindo nada mais para se aprender. Nessa zona cada pessoa funciona no piloto automático, ou seja, não está expandindo quando incrementa algo mesmo que seja novo. Trata-se de uma região primária, como ponto de partida para o crescimento e não o local de desenvolvimento em si.
Na região secundária, onde fica polpa da fruta, está a zona de expansão, onde novas aprendizagens acontecem quando deixamos a capsula (zona) de conforto. Muitas vezes estou diante do reconhecimento consciente da ignorância, ou seja, eu sei que não sei, mesmo assim voluntario e aventuro, efetivamente,  buscar a aprendizagem para melhor explorar aquela área. É uma zona desconhecida, nova, mas pelo fato de desejar aprender, encontro fundamentos para superar meu desconforto frente ao desconhecido e buscar a expansão da antiga zona de conforto. Chamo isso de motivação. Dentro desse processo de crescimento produzo resultados, que até então estavam fora do meu alcance.
Mesmo deixando a zona de conforto em direção a zona de expansão de forma segura é necessário cuidar para não acelerar em demasia e adentrar na zona do medo e pânico, região terciária, que fica depois da casca da fruta em questão. Essa zona é responsável por aterrorizar nosso sistema de defesa, pois estamos em perigo. No estado de perigo nunca é possível aprender algo, pois o cérebro bloqueia qualquer outra atividade que não seja ligada a defesa. Quero um lugar seguro, estar a salvo, salvar minha vida, minha dignidade, sem me expor nem me arriscar. Não é hora para amar e sim de lutas, matar, odiar, reagir, vingar, fugir. Pura adrenalina! O que desperta no sistema límbico nenhuma disponibilidade para compreender ou contemplar as oportunidades, somente a rota de fuga e sem desfrutar da paisagem.
O processo de coaching consiste em criar oportunidades de expansão pela aprendizagem de novos modelos inclusive comportamentais dentro de técnicas transparentes, éticas e seguras, isentas de manipulação do estado emocional, ou psicológico. Onde a pessoa se dispõe confrontar suas crenças limitantes e o real valor que atribuí as coisas, principalmente no que as limitam e entediam, mas, efetivamente, o impedem de avançar.
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching

desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
17,06090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/