Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

0200 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Seng

 

(A-00) – Expectativa
Segundo meu amigo, e mui querido irmão, Edmar Abrão de Souza, “Se um livro que não vale a pena ser relido, não nem valeria a pena ser lido na primeira vez”. – Ed, essa frase tem marcado meus estudos–. Por conta disso, estou retomando a leitura de um livro. Trata-se de “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Seng (Ed. Best Seller, 24ª, 2008).

Este livro me impressionou por varias lições ministrada. A oportuna indicação da amiga Ione Joslin, a quem sou grato, coincide com o momento pessoal e profissional pelo qual estou vivendo. Fiquei tão entusiasmado com seu conteúdo que decidi dedicar algumas postagens comentando e compartilhando algumas anotações que costumo lançar a margem da obra.

Minhas reflexões ocorreram em 2010, quando constatei que o Brasil estava deixando de ser uma promessa de sucesso para o futuro, para se transformar na vedete da economia moderna, já nos dias de hoje – o futuro tinha chegado! Mas todo seu crescimento esbarra em dois graves problemas. Um é o fato da falta de profissionais qualificados, técnicos e formados. Outra é o desafio de aprender a lidar com o conhecimento. As empresas não são feitas de máquinas ou de capital, elas são feitas por pessoas. Podemos armazenar terabyts de informações nas HDs, mas sem alguém para acessá-las, de nada valerá. O antigo Departamento de Pessoal deu origem ao Departamento de Recursos Humanos. Foi mais que mudança de nomenclatura, vejo como quebra de paradigma. Já no prefácio da edição brasileira, P.Senge escreve: “o próprio termo ‘recursos’ significa literalmente estar disponível para ser usado. É exatamente essa orientação – ver as pessoas como recurso a serem usados pelas organizações –” o que é apontado como o ‘obstáculo ao desenvolvimento’, mas ao meu ver nunca deveria ser visto como coisa, reles elemento, ou "um insumo de produção", é onde vejo a oportunidade e o desafio.

O autor aponta três motivos relevantes: 1- entramos em uma era de mudanças permanentemente; 2- só temos a nós mesmos; 3- progrediu mais quem implantou o desafio da filosofia da melhoria contínua onde a qualidade é interdependente do conhecimento. Se quisermos crescer como nação temos que vencer obstáculos contra a dificuldade de aprender, tanto pessoal –individuo– como coorporativa. Esse novo olhar profético obriga outras mudanças de comportamento. Entre muitas das citações atribuídas a Arie de Geus, ex-Vice Presidente da Shell, “a fonte básica de toda vantagem competitiva está na capacidade relativa da empresa de aprender mais rápido do que seus concorrentes”.

O compromisso fundamental com o desenvolvimento passa obrigatoriamente pela filosofia da gestão para aprendizagem e criação do conhecimento no agir e interagir das pessoas. Tal prática não é modelo a ser “mandado” pela diretoria, mas para ser vivenciada por toda a gerência – exemplo pela prática. Particularmente vejo a necessidade de incorporar a filosofia da empresa de forma a influenciar sua cultura organizacional.

P.Senge alerta para o fato de que o brasileiro ser considerado o povo mais otimista. Se de um lado desperta a garra de vencer dificuldades e obstáculos, de experimentar e aprender, por outro pode gerar uma visão equivocada da realidade, ou impaciência que leva ao vício de soluções paliativas e à negligencias. A organização que aprende é uma alavancagem para o crescimento nacional. A ideia é apresentar uma nova visão para aquela empresa que almeja o mercado global. Aos empresários vale o alerta para aquelas que ainda que queira permanecer no seu bairro enquanto a multinacional não se instala no quarteirão vizinho, sem contar o computador ligado na internet.

Quando duas pessoas se organizam entorno de um trabalho, se torna uma “organização”, não importa o nível de complexidade, abrangência territorial, se produto ou serviço, o gênero, o número ou o grau. Os princípios da navegação são os mesmos para um transatlântico ou uma canoa, sendo que o ajuste será proporcional ao tamanho.

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
022,006010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/