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quarta-feira, 18 de julho de 2012

0111 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Q.E) – ADMINISTRAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS

 voando

Nesta postagem abordamos o quarto pilar da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Q.E), já vimos três deles: (Competências Pessoais) Autoconsciência e Autocontrole, (Competências Social) Consciência Social e hoje, Administração dos Relacionamentos.

Uma pessoa só consegue administrar relacionamentos quando desenvolve os três elementos anteriores, tornando-se apto a construir sobre fundamentos sólidos da relação interpessoal. Para BRADBERRY e GREAVES “é ela [mesma] que determina sua capacidade de perceber a si mesmo e os outros e de estabelecer interação com sucesso – garantia de uma comunicação clara, que o levará a abordar qualquer conflito de forma tranquila”. Quando temos um Q.E elevado ficamos mais propenso a entender o interlocutor. A interagir com ele de forma a fornecer elementos que irão dissipar o mal estar atual ou que posso vir a sentir. Fazendo isso, torno-me um facilitador da relação.

Tal comportamento isso é percebido mais ou menos inconscientemente pelo interlocutor, com isso ganho também sua gratidão em forma de atenção, o que vai despertar a ponderação sobre o meu pedido ou observação. Reduzo o clima e reações negativas ali existentes. Internamente o cérebro não está gerenciando uma ameaça “à paz mundial”, o que é bom para liberar o sistema nervoso de dispara o alarme da adrenalina, útil somente para luta ou fuga. Diante da eminência de perigo o sistema simultaneamente canaliza oxigênio dos pulmões para os músculos, bloqueando todas as atividades cerebrais como raciocínio, percepção, atenção, tirocínio. No estado de alerta geral eu não ajo, só reajo, esse é o momento que o estrago está feito.

Estabelecer relacionamentos equivale à construção de pontes. Por essas ligações influenciamos e somos influenciados, neste caso seu uso pode fortalecer estrutura ou deteriorar às má edificadas. As pessoas que desenvolveram o dom da convivência desfrutam de forma consciente dos benefícios decorrentes que abrangem desde as pessoas pouco apreciadas, até aquelas quais não gostamos o que reflete aptidão elevada em compreender pessoas e interagir com elas.

Quanto mais sólido for um relacionamento, mais valor agregado possui e maior o valor de relevância e mais precioso será. A aplicação do Q.E. faz a diferença entre uma pessoa bem suceda em relação àquele que é fracassado. O primeiro compreende o que está sendo dito e o que será necessário dizer, como isso será percebido pelo outro, como pode gerar menos conflito e mais resultado. Isso é bom para todos os envolvidos, direta ou indiretamente. Por outro lado àqueles que não têm essa habilidade desenvolvida tem dificuldades em tabular um bom relacionamento refletindo nas suas competências pessoais e profissionais.

Um forte abraço,
SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

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Fonte: imagens da internet

[1] BRADBERRY, Travis e GREAVES, Jean – Desenvolva sua inteligência emocional – Sextante, 2007.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2012. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
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