Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

0258–ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE COACHING - IV


Como prometi na postagem anterior, vou retomar uma abordagem sobre o Viktor Frankl. Já falei dele em duas ocasiões anteriores (031 e 058), devido as preciosas lições que aprendi com ele.

O Dr. Frankl trouxe o conceito de ativo e reativo. Não está na outra pessoa o poder de determinar o que eu vou sentir, mas em mim, isto chamamos de escolha. Quando escolho, eu decido, quando o outro escolhe ele decide e eu sou o dominado. Por esta razão faço a distinção entre ser o protagonista ou coadjuvante no processo de aprendizagem. O simples aperfeiçoar deste ponto de vista já acelera a aprendizagem.

Três pedreiros trabalhando em uma catedral observam diferentemente a mesma coisa. Para um ele esta colocando tijolos, para outro, construindo a face norte da catedral, o terceiro, edificando a mais bela catedral para seu povo. O primeiro é focada em tarefas. O segundo é focada em metas. O terceiro tem visão sistêmica.

A meta do coaching é transformar o individuo em um observador da aprendizagem transformacional. O management é a arte de coordenar pessoas, ações e recurso para alcançar objetivos organizacionais. Obtêm-se isso pelo uso da linguagem para transmitir, despertar, atingir, fazer as coisas acontecerem. Da mesma forma o coachee (cliente) avaliará se ele está obtendo as conquistas desejadas em sua vida. Se a resposta for negativa é necessário uma avaliação do que se fala. Seria necessário mudar meu discurso?

Desejo chamar atenção para falas limitantes, que são matadores de possibilidades. O Dr. Mayiles Moroe, afirma que o cemitério é o campo mais rico de toda a terra, pois muitos planos, projetos, ideias, sonhos, musicas, inventos, criações foram para lá sem chances de virem a existir, pelo simples fato de que seus pensadores não acreditarem em si, ou por desacreditarem de seus desejos, só tinham discursos e nunca tiveram ações concretas e efetivas para realizá-los.

Possibilidade não é um fato, mas abres oportunidades para novas realidades. Se em uma guerra a posição é tudo, na vida o conteúdo de nossos discurso também.

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com
 : gerson.sena.de.casto


00130
Fonte: imagens da internet.
       No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/