Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

027 - QUAL O SEU PONTO DE VISTA?


 
aguia Quando uma pessoa revela seu ponto de vista declarado é revelado muito mais sobre seu perfil do que se pode imaginar. Isso reflete na hora da contratação. Os jornais estão alardeando que o mundo está vivendo uma crise sem precedentes. O reflexo da globalização afeta e reflete num efeito cascata. Há uma corrente filosófica na qual acredita no fato das borboletas baterem as asas na Oceania e provocam furações na América. Até os pessimistas já estão vendo a luz no fim do túnel, porém para os otimistas só recebemos pequenas vibrações do terremoto euro-americano.
Eu, estava olhando a realidade dos fatos e não cria que isso estava acontecendo. Havia uma pergunta recorrente, a mesma que sempre era mal respondida: "O que fazer?". Tudo começou de forma inofensiva e Eu, entendia que se tratava de mais uma aventura da mocidade. Afinal, por anos venho ouvindo que "não se pode perder a oportunidade.”
A curiosa visão do ventre daquela minhoca era intrigante, um pequeno animal cheio de anéis, com sua tremenda contribuição ecológica, revelaria descobertas inimagináveis, até então. Do laptop seria viável uma pesquisa desse anelídeo sobre sua classe, subclasse e ordem familiar, as quais pertencem. E até entender que são cobertos por um muco que lhe facilita a locomoção; embora hermafroditas dependam de outra minhoca para se reproduzirem e que estão presentes em todo o mundo. (Internet é uma maravilha mesmo, se descobre cada coisa...!).
A esta altura do campeonato essas informações não iriam resolver mais o problema. Pois para ser bem sincero Eu gostaria mesmo de pesquisar e simplesmente saber sobre o "cocuruto" da águia real. Essa ave de rapina e todos de sua família, geralmente de grande porte, carnívora, de excelente acuidade visual é tida como símbolo da força, da grandeza e da majestade. Figura muito usada em brasões de exércitos e nos estandartes ou encimando as lanças ou insígnias das antigas legiões romanas. Tida como símbolo em diversas culturas e crenças sempre muito significativas, rende boas ilustrações em preleções e palestras a respeito do perfil de um bom guerreiro.
Coisa extraordinária é o mundo animal! Quantas lições se podem abstrair. Tem a da formiga, a abelha, o leão e toda a Arca - de Noé - a fora. Mas Eu, também já estava perdendo interesse em descobrir sobre o vôo da águia. Embora tivesse colecionado muitas histórias, aos pouco se desinteressava do assunto, tudo em decorrência do confrontar de um colega de trabalho na Companhia, que Eu, já estava considerando-o como um irritante. Ao deparar, com insistia, vinha sempre com argumentos. Com vigor expunha sobre o potencial que considerava Eu possuir. Aquele interlocutor já estava se tornando intragável com todo aquele falatório. Pensou: Quem Ele pensa que é?! Só porque enfrentou uma vida acadêmica difícil, por ter superado limitações sociais, étnicas e econômicas, não o faz um modelo. Aos poucos a empresa Companhia Vida deparava que este conflito romperia com consequências significativas, para todos envolvidos. Mas logo agora numa época de tanta crise...!? O clima no trabalho já estava insustentável. Não demorou muito para Ele, o colega, ser promovido a supervisor do departamento, Ele chamou o velho e conhecido, Eu, para uma conversa franca e honesta, argumentou, fitando-lhe nos olhos disse: - A Companhia Vida estaria se desmembrando em algumas unidades e fundindo-se com outras cooperadoras, de quem comprara a maior parte do controle acionário da Vitória.
A futura corporação estava necessitando dos esforços decisórios que Eu por muito vinha protelando. Não obstante os hábitos adquiridos, mas muitos anos seria necessário mudar o ponto de vista de algumas coisas. Hábitos que estavam desalinhados com o novo perfil de sucesso tão esperado. A empresa, rebatizada de Vida & Vitória, manifesta seu desejo em que Eu fosse outro tipo de especialista, só que agora em cocuruto de águia, em vôo, pois o departamento de Barrigas de Minhocas seria transferido para mais próximo dos já antigos controladores, sob o comando do Mister Devil, bem no centro do Meio-Oeste do Inferno.
A fusão já estava decidida, por isso o processo decisório não poderia demorar muito, pois se esperava a formação do novo conglomerado com influência transcontinental, para em bem pouco tempo, incorporar as filiais da Sucess, Determinación, Courage, Dedicacion, Crediti, que sempre foram muito bem conceituados mundo afora e em breve unificaria a transferência de know-how. Eu, foi obrigado a decidir, se daria ou não ouvido às palavras do Chefe, mas se de fato alteraria o próprio ponto de vista. A escolha entre ventre da minhoca ou do cocuruto da águia, como Ele instigou, era inteiramente minha. Sempre coube ao Eu interior acatar ou rejeitar esse desafio! Qual é a resposta a ser dada se fosse com outra pessoa, como Você?
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
18,05090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/