Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2016

0278 - COACHING VOLTADO PARA OS HI-POs - COMO SABER DO ALTO POTENCIA PROFISSIONAL


À medida que as empresas elevam a pressão por cortes de custos e aumento da lucratividade, uma nova terminologia surge no mercado corporativo. O jargão emergente é HI-PO (high potential – alto potencial) pouco utilizada por aqui, mas chegou e domina o mercado global.

O efeito da modernidade nas profissões exige cada vez mais alto desempenho dos profissionais que é medido pelos resultados que geram, as relações que constroem, o aprendizado que acumulam e o comprometimento que apresentam. Profissionais e empresas aderem ao coaching por varia motivos, mas quando se trata de lapidar um funcionário com alto potencial, as grandes organizações investem pesado. Na Microsoft o valor é de US$ 300 milhões/ano em programas de treinamento e educação para lapidar seus colaboradores, especialmente lideres e gestores. A decisão é para garantir uma safra segura de talentos com desenvolvimento constante a fim de atender as necessidades e o crescente desafio de expansão[i].

As empresas desse porte descobriram que talento natural não é suficiente, outros ingredientes compõem um conjunto de atitudes para uso desse talento conjugado com experiência, desejo e potencial de crescimento. Não basta querer, tem que demonstrar! Quando se encontra alguém com tais características o mercado denomina de Hi-Po, o funcionário identificado como tendo o potencial, a capacidade e a aspiração para posições de liderança sucessivas dentro da empresa. Do “prata da casa” será exigido uma excepcional capacidade com um bom desempenho e comprometimento para avançar para posições seniores, agindo de acordo com o programa de aceleração, proposto pela organização.

Os Hi-Pos são um subproduto dos empregados com alto desempenho, cuja capacidade, habilidade e competência, comprometimento e aspiração para se desenvolver os colocam como a futura elite empresarial. O foco do desenvolvimento faz parte de um plano de sucessão interno, elevando não só o nível de resultado individual, como proporcionando alta qualidade na solução dos desafios manifestos.

As empresas separam a avaliação da "performance" da avaliação do "potencial" dos  funcionário de alto potencial, em classe mundial trabalham uma estratégia de cinco elementos: Planejar; Identificar; Desenvolver; Transição; Gestão[ii].

Esses funcionários de alto potencial se tornaram crucial para o futuro das organizações, pois sem gente de qualidade não se chega onde planejou. Pesquisas de empresas que preparam Hi-Pos revelam que são 91% mais valioso do que não-Hi-Pos. Devido essa importância se justificando os investimentos, principalmente porque eles geram 3,5 vezes o seu valor de retorno, mas tem-se que romper o problema de resultado, posto que 73% deles não entregam resultados de negócios ou ROI, e 69% deixam de construir uma forte pipeline de sucessão[iii].

Lapidar um diamante dá trabalho, mas encontrá-lo é uma batalha é onde as melhores empresas empregam medidas preventivas para identificar os verdadeiros Hi-Pos, compará-los em relação a concorrência e desenvolvê-los através de trabalho em aprender a produzir impacto no desempenho pessoal e profissionalmente.



MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!


 


Um forte abraço,


SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE




by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching
.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
00

[i] Coaching: Exercíciu da liderança [organização] –Goldsmit, Marshal; Lyons, Laurence; McArtur, Sarah 9
[ii] pesquisa CEB (Corporate Executive Board)- https://www.cebglobal.com/talent-management/high-potential/insight.html - acesso em 21-03-16 
[iii] idem

Fonte: imagens da internet. 
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2016. Disponível em: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte: 
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/