Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

0118 - ORIENTADOR GUIA

 

cego_olhos_vendados Você já teve a experiência de ser guiado pelos olhos de alguém?
Estamos vivendo uma época que muito se fala da inclusão dos portadores de deficiência física. Na bem da verdade todos nos possuímos algum tipo de deficiência, só que por vezes não a reconhecemos e até nos julgamos perfeitos de mais, mas isso é outro assunto. Observando os deficientes visuais eles têm que contar com o apoio de bengalas, saliências/texturas e até guias e muita, mais muita confiança em outra pessoa. Ser guiado pelos olhos de alguém confiável é algo muito agradável, gerador de segurança, gratificante e estimulante. Mas e quando somos crédulos  com quem não é merecedor? É algo arriscado, muito arriscado!

O programa de coaching deve ser aplicado por um profissional habilitado, nunca por um aventureiro, por alguém que domine todos os procedimentos na identificação, dos verdadeiros objetivos do cliente e não por alguém que manipula as palavras julgando ter entendido o valor, a missão do coachee.

Quero abordar o caso dos cegos mais cegos que existem, aqueles que não querem ver o caminho, e contam com o julgamento alheio. Isso ocorre quando a pessoa não está comprometida com seus objetivos, seus propósitos, sua vontade. Falta-lhe responsabilidade. Dentro do programa de coaching ambos são responsáveis pelo processo, fato que estão em parceria sinérgica. Mas o cliente é detentor dos resultados para o qual ele está trabalhando. É ele quem entra em campo, na raia, na quadra, no jogo da vida dele. Será o próprio quem vai desfrutará dos resultados, quem subirá no pódio, levantará o troféu, receberá aplausos e gloria. Como no mundo esportivo, o atleta pode reconhecer a parceria e dedicação do Coach, mas a glória pública é exclusiva do cliente. Costumo dizer que a medalha/troféu do Coach é o resultado do cliente.

Para resultado aparecer é indispensável à responsabilidade do cliente com seus projetos, com seu programa. Responsabilidade é: responder com habilidades, frente seus propósitos e também habilidade de responder frente aos desafios encontrados. Quando isso não surge, é bem provável que um dos alarmes críticos esteja soando. 1º: O cliente não está desejoso de aprender com suas falhas, perdeu a congruência entre a ação e objetivo, pode estar utilizando o programa de coaching para fuga e procrastinação. 2º: O Coach é inexperiente e manipulável pelo coachee. Neste caso um cego tentando guiar outro.

Um forte abraço,
SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

.
message-icone-5332-48 desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
22,010900

Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2012. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/