Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

0228 – A MAIS EXTRAORDINÁRIA DAS INVENÇÕES

 

cérebroO que poderia ser o mais extraordinários de todas as criações se não o homem! O significado da palavra “ser humano” é: aquele que busca. Em nenhum lugar de todo o universo existe algo que se assemelhe a esta obra. A internet está repleta de sites sobre as grandes descobertas sobre a obra prima da criação. Até a BBC é incansável em magníficas reportagens sobre partes ou todo o homem.

Uma coisa que me chama a atenção é sobre a capacidade de aprendizagem retratada na neuroplasticidade cerebral. A multiplicidade dos canais perceptivos de informação presentes no corpo humano, que por mais que tenhamos 92% de semelhanças genéticas com os símios são certamente os intransponíveis 8% nos fazem únicos.

No livro “Coaching para performance” de John Whitmore, 2008, Qualitymark, deparei com uma reveladora estatística sobre a capacidade de retenção em um processo de aprendizado.

Quando uma coisa lhe é dita, por melhor que lhe seja apresentada, logo será esquecida, mas uma coisa que lhe é dita, mostrado e experimentado tem maiores chances de retenção e lembrança, consequentemente melhor aprendizagem.

Recordação depois de

DITO

DITO
e
MOSTRADO

DITO,
MOSTRADO e EXPERIMENTADO

3 semanas

70%

72%

85%

3 meses

10%

32%

65%

                                                                                 (p.17)

Dentro do programa de coaching nós também trabalhamos o processo de aprendizagem. Observando a tabela acima fácil a compreensão do quanto o programa apresenta torna-se mais efetivo, posto que são utilizados vários canais para abordagem dos assuntos tratados nas sessões. Utilizando a figura de um tripé, eu diria que: para que seja exitoso  o lançamento de seu foguete precisa conjugar o combustível certo, com o jeito certo de manipular as peças, com observação atenta as questões atmosféricas.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
01,0008011
Fonte: imagens da internet.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/