Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

0110 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Q.E) – CONSCIÊNCIA SOCIAL

 

Nas postagens anteriores vimos das Competências Pessoais: Autoconsciência e Autocontrole; agora chegou a vez de vermos da Consciência Social, na próxima veremos Administração dos Relacionamentos.

A Consciência Social é aptidão que revela nossa capacidade de observar e entender a emoção da outra pessoa. Não é possível entender sem observar, sem ver, sem contemplar propriamente dito. Algumas pessoas têm dificuldade de olhar o outro, de percebê-lo como sujeito de sentimentos e emoção, considero essa capacidade como 51% do caminho. Já os outros 49% estão no entendimento que se tem do sentimento alheio. Primeiro eu observo depois eu entendo e nesse último estágio é bem possível que antecipe até o pensamento, as reações e ou próximos sentimentos do seu interlocutor. A empatia ou o rapport (da PNL) ocorrem nesta fase.
Entenda por:

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida."

Anthony Robbins

Com a autoconsciência eu consigo ter noção da minha emoção, mas é com a Consciência Social faço o mesmo, só que com o outro. Dentro do quadrilátero INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Q.E), já possuímos o tripé que dará sustentáculo ao último elemento que é a Administração dos Relacionamentos, que veremos em nosso próximo encontro. Até lá...!

Um forte abraço,
SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching
.
message-icone-5332-48 desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
12,010900

Fonte: imagens da internet

[1] BRADBERRY, Travis e GREAVES, Jean – Desenvolva sua inteligência emocional – Sextante, 2007.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2012. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/