Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

018 - DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS

 

O mercado de trabalho é extremamente competitivo e muito seletivo também, portanto, em época de crise como conseguir um emprego e até ser promovido?
A resposta é simples. Qualificação! A demanda (oferta & procura) de empregos sofre significativa interferência por conta das variáveis econômicas no mundo globalizado.
O aumento da tecnologia tem favorecido a (1)mecanização de procedimentos e (2) postos de trabalho, que não raramente são substituídos por uma máquinas. Por outro lado os empregadores aumentam a exigência de conhecimento técnico, buscando contratar dotados em competências e habilidades pessoais frente uma incontável massa de trabalhadores com baixa instrução.
A cada dia, mais e mais pessoas vão buscar seu primeiro emprego num mercado já saturado enfrentando uma longa fila para simples entrega de curriculum. Em contra partida milhares postos de trabalho estão vagos por falta de profissionais qualificados. É com profissionais qualificados que a indústria e comercio geram riquezas.  O mistério está em reduzir a distancia dessas 2 realidade.
Qualificação é a chave para abrir a porta. Mas o verdadeiro desafio está, não somente entrar por ela, mas permanecer lá. Para não ser defenestrado o segredo é a expansão constante, que gera o risco de até ser promovido. Entretanto para expandir é necessário descobrir o que fazer, de especificar onde aplicar e definir como encontrar a porta, dentro da qual se deseja permanecer, obtendo assim satisfação, realização e conquistas.
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS é o principal objetivo para preparar pessoas para este complexo universo da empregabilidade, garantindo sucesso para o indivíduo, aí incluímos o empregador, empregado e caçador de emprego. Uma ilustração do que estou dizendo está quando se abre o site do Google Maps logo aparece uma imagem da América Latina (1000 milhas – 2000 km). Escolhido o hemisfério, depois a localidade que se quer visualizar pode-se chegar à altura do vôo de um helicóptero, ou seja, 20m. Isso significa que para ter êxito na visualização é necessário definir o continente, pais, estado, cidade, bairro, rua e até a casa que se quiser.
Especificar e definir onde se quer chegar é a garantia de sucesso. Do contrário se fará uma viagem pra lugar nenhum, sem proveito algum. Somente com garantias, seguras, de insatisfação e descontentamento.
Deu para perceber que estamos falando de um amigo!
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
30,0409
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/