Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

294 - 007 – COLABORATIVIDADE A ARTE DE DECOLAR OU NAUFRAGAR – Parte 6

 


Saber & Fazer e fazer da forma certa e na hora certa

No artigo anterior havia dito sobre o princípio da colaboratividade ser o ganha-ganha-ganha, também utilizado na resolução de conflitos visto que podem se beneficiar de alguma forma da cooperação. O que me fez recordar de uma experiência.

Sabedoria: prefiro aprender com erro alheio que descobri a dor de martelar os dedos

Por estar na área de treinamento e desenvolvimento me permitiu fazer uma constatação bem curiosa, que o sábio rei Shalomoh, autor do livro Misheli (Provérbios) já dizia: “Se você reprovar o escarnecedor, ele te odiará; repreende o sábio, e ele te amará; instrua-o e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento” (9:9).

Fui recomendado à uma empresa que está operando no Brasil há 5 anos, de aquisição de uma indústria de 43 anos. O principal motivo era sobre o desentendimento e espírito de rivalidade entre os 5 grupos, com 9 colaboradores cada, que se revezavam em jornadas ininterruptas ao longo do mês.

Depois que perguntei à diretora de produção do efeito de não haver nenhuma mudança no próximo quadriênio e ela me respondeu de bate-pronto “nenhuma”, fiquei certo que iria levar daquele encontro nada além da experiência. Aquela indústria embora seja a segunda maior na América Latina, tem um ótimo nome no mercado, uma bela fachada, um excelente produto, uma ótima produção, altíssima tecnologia, e nada mais, além de um mero agrupamento de pessoas em sua planta.

Qualquer um poderia me dizer: - Ah, se tem alta produtividade e baixo turnover, eles estão bem! Só que não. Foi relatado uma forte dissimulação de "tudo bem" quando estão na sala de reunião, porém ao saírem impera um comportamento de animosidade provocativa.

Meses depois, um outro consultor que soube da minha visita técnica me disse, que o caos se aproxima, pois 45% dos atuais funcionários irão se aposentar nos próximos 30 meses. Ele me confidenciou que eles 'ainda nem perceberam que não sabem ascender fogo, sequer comprar lenha ou fosforo para o gélido inverno que se aproxima'. Pensei em recomendar ao canal Discovery convidá-los para uma edição do “largados e pelados” no Himalaia.

Mas esse caso é mais comum que se parece. Pelo que percebi a expressão colaboratividade está muito longe, até da bela arte gráfica que estampava a declaração de Missão, Visão e Valores daquela organização.

O exemplo fala mais que mil palavras

Um #sistema é considerado #caótico quando apresenta sensibilidade às condições iniciais, cujas trajetórias divergem exponencialmente com pequenas mudanças de parâmetros. As condições para que um sistema apresente comportamento caótico podem ser enumeradas e descrevem o sistema que o torna não previsíveis na prática a longo prazo. A teoria do caos é um campo de estudo em matemática, com aplicações em várias disciplinas, da #física, passando por #economia e até #filosofia.

O caos distingue da desorganização, porque naquele, mesmo com pequenas variação e mudanças leves das condições iniciais, o sistema desenvolve para algo completamente diferente. A exemplo o clima e vento, bolsa de valores, paralização dos portos durante a pandemia com falta de containers de um lado do planeta e acumulo do outro.

Já a falta de ordem inicial altera todo o ambiente e qualquer possibilidade de identificar um mínimo padrão ou tendência que ocorreria durante o caos. Embora o movimento do caos não permita previsão a médio e longo prazo, ele é completamente ordenado e determinístico. O exemplo mais cotidiano é o clima. Por isso é tão difícil fazer uma previsão assertiva do tempo para o mês.

Mas a falta de ordem é mais nefasta, posto que não permite mensuração. A entropia ou “desordem” não deve ser compreendida como “bagunça” e sim como a forma de organização do sistema. Um exemplo do conceito #entropia se manifesta quando você reúne todos os alunos de uma escola num auditório. Você pode separar as classes por fileiras (ordenado), ou misturar aleatoriamente (desordenado) e repetir várias vezes de forma aleatória a mistura e assim não existirá mais a ordem inicial.

A #bagunça pode ser definida como uma falta de ordem momentânea, como a constante troca de lugares dentro do auditório. Já a desorganização (confusão, baderna, barafunda, desalinho, tumulto, anarquia, etc.) tem raízes mais profundas, como alunos circulando dentro da escola sem a divisão das classes, ou completa algazarra dentro do auditório onde ninguem sabem onde sentar-se e qual a programação que farão ali.

O que fazer para superar o problema.

Todo executivo é como o invencível general Ulisses, de Ítaca, que ordenou os “marinheiros” tapassem seus ouvidos com cera, para não ouvirem o canto das sereias que os atrairiam para às pedras. Se o comandante nunca investir em treinamentos e educação continuada, seu mais ardiloso exército será derrotado pela ilusão.

Mesmo que contrate Coaching de negócios, elabores planos e estratégias ágeis, desenvolvimento de habilidades, gerenciamento de stress, negociação, pensamento sistêmico, análises, mudanças (cargo, cultural, gerencial), levantamento de perfil e gerenciamento de projetos e pessoas pouco adiantará sem despertar e calibrar com cada departamento e seus envolvidos não só a meta SMART, mas também o real nível de engajamento deles. Nessa hora que a entra o diferencial da colaboratividade.

A sintropia, também designada entropia negativa, é o contrário de entropia, sou seja é a função que representa o grau de ordem e de previsibilidade existente num sistema. A palavra negócio, contém a ideia de negação de ócio é quem não quer ficar no ócio, entra em ação e pode concentrar seu foco na ordem, ou na bagunça, ou na desordem. É de livre escolha do líder máster.

O líder servidor pode reunir forças de forma a promover um ambiente #isotrópico. Tal tarefa não se realiza sozinha, por isso também ele se preocupa em replicar novos líderes, ensinando outras pessoas a liderar e oferecendo oportunidades para o crescimento, pois identifica e reconhece os dons alheios. Umas das características do líder servidor é semelhante à de um #maestro que usa sua batuta, como #instrumento e nunca como #arma, para buscar converter as disputas e lutas entre os músicos, e nunca enxergar seus parceiros como ameaça e sim de possibilidades.

A colaboratividade é um contínuo flexível, que conjuga diversidades, identifica oportunidades, que recepciona bem as variações de natureza, de caráter e grau de contribuição. Colaborar é crescente e embora tenha origem na competição tem seu ápice na #sintropia de todos, passando pela complacência, organização e/ou coordenação, cooperação, até chegar no compartilhamento colaborativo #sinérgico.

Inexiste colaboração sem comportamentos e diversidades, como também sem o inter-relacionamento das pessoas. Conhecer e agir respeitoso diante das diversidades e variações dos integrantes é fundamental para o surgimento de um ambiente colaborativo mais favorável evitando os litígios entre os turnos de trabalho.

O que despertaria mais a colaboratividade: ordens (comando e controle) ou orientação?

Ao avaliar a própria capacidade de relacionamento e identificar o nível de clareza de comunicação, que ora está em uso, reúna os melhores recursos para promover o alinhamento de expectativas. Uma vez que, a colaboratividade surge mais facilmente no momento que se auto assume, para então cobrar dos pares. Servindo antes, e quem sabe, ordens se tornam desnecessárias.

Caso queira consultar os artigos anteriores temos: [1] “grande renuncia”, [2] principais razões para despertar a colaboratividade, [3] os RHs são como “Pais ou Mães” T&D, [4] a vulnerabilidade em frações de segundos, [5] grave fator na hora de despertar a colaboração.

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

 

Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente. (23-9)

 

by @Gerson Sena de Castro

Mastery Meta-Coaching & @CFG Soluções Corporativas

 

#GersonSena #MetaCoachGersonSena #MichaelHall #MentorGersonSena

#CulturaOrganizacional #CoachingDeNegócios #GrandeRenuncia #NeuroSemântica

#rhbrasil #rh #CFGsoluções #cfgSoluçõesCorporativas #DecolarOuNaufragar

#ColaborarEficazmente #MapaDasEmpresas #treinamento&desenvolvimento

#ClimaOrganizacional #InnerSkills #potencializarResultados #orquestra Colaborativa

#jogoSomaZero #ResoluçãoDeConflitos