Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

0108 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Q.E) – AUTOCONSCIÊNCIA

 

cérebro Como disse na portagem passada, vou abordar a primeira da quatro aptidões no contexto Quociente de Inteligência Emocional [1]:

• Autoconsciência,
• Autocontrole,
• Consciência social e
• Administração de relacionamentos.

Com o elemento autoconsciência podemos identificar e perceber nossas emoções no momento que surgem e perceber também quando e como ela aflora, assim, até mesmo antever às reações. Quanto maior for o grau de percepção, melhor também será a resposta deste estimulo utilizando o autocontrole (outra das competências)

Como somos seres comportamentais e como comportamento pode ser modificado, a autoconsciência em grau elevado aumenta a tolerância aos sentimentos negativos e consequentemente, o individuo apresentará uma resposta mais assertiva, nada agressiva e muito menos passiva (veja postagem 0049).

Quero fazer um alerta. Caso haja uma dificuldade persistente em lidar com uma emoção isto deve ser investigada, pois uma reação que parece surgir do nada, na verdade até mesmo pode ser a manifestação de um trauma que requer outro tipo de abordagem, antes que corroa todas as boas emoções, lembranças e oportunidades. Mas algumas pessoas atingem o nível de percepção que facilmente chega ao centro do sentimento e manifesta uma ação positiva, pois sua autoconsciência favorece o autocontrole do sistema nervos central que rapidamente reduz a emissão de adrenalina e consequentemente, os efeitos colaterais, internos e externos, de uma atitude irrefletida.

Quando fazemos uma escolha também casamos com as consequências. A resposta pode ser por meio de uma ação ou de uma inação, dependendo da necessidade de cada caso e da intensidade percebida por cada individuo. Neste caso vê-se a capacidade de direcionar as atitudes de forma consciente e mediante a livre decisão dela e por ela mesma. Por outro lado quando a pessoa reage o fator determinante de suas atitudes são as circunstancias externas, o ambiente externo, as outras pessoas e não ela mesma. Quem age assim incorre naquilo que costumo chamar de síndrome da terceirização da responsabilidade, no bom vernáculo, irresponsabilidade e/ou inconsequente.

Um forte abraço,
SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching


.
message-icone-5332-48 desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
08,0100900

Fonte: imagens da internet

[1] BRADBERRY, Travis e GREAVES, Jean – Desenvolva sua inteligência emocional – Sextante, 2007.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2012. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/