Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

012.b - COMPROMETIDO E ENVOLVIDO

Na postagem anterior sobre: Adquirir um novo comportamento - Conhecimento, Habilidade e Atitude ingredientes essenciais para ordem e progresso na carreira profissional.
Todavia, torna-se indispensável acrescentarmos outro ingrediente significativo na receita do sucesso: o comprometimento.
Na clássica distinção entre envolvimento e comprometimento temos o exemplo da omelete com bacon, onde a galinha está envolvida com o fornecimento dos ovos e o porco comprometido pelo bacon.
Se você misturar 1 kg de arroz com outro 1 kg feijão em numa mesma vasilha, sem muita dedicação é possível separá-los em pouco tempo, exemplo de envolvimento. Mas se misturar um tanto de café a outro com leite pode ser que um acelerador nuclear separe as partículas da cafeína e lácteas, mas o gosto ainda será de café-com-leite. Destacando ainda mais. O envolvido só está ali e até sua conveniência... Mas comprometimento vai além! É efetivamente estar ali e se fundir com outro elemento e até gerar um novo estado. Muitos querem chegar a um lugar, mas nunca fazem nada. Séneca afirmou certa feita: “Só há ventos favoráveis para quem sabe aonde vai”. Se você não sabe para onde vai, muito menos saberá como ir. Menos ainda obterá o sucesso pretendido na carreira. Quero compartilhar algo que li no site de um admirável colega Coach, Alexandre Prates, por:
Falta de comprometimento, reatividade (falta de proatividade), falta de visão de carreira, falta de planejamento de vida, falta de equilíbrio emocional, não preocupação com a qualidade de vida, dificuldades para trabalhar em equipe, fazer somente o necessário, estão entre as principais atitudes e comportamentos que influenciam negativamente na carreira dos profissionais e consequentemente no resultado das empresas. Conhecimento nós sabemos que é possível transferir, habilidades é possível adquirir através de treino. Comportamento e atitude... é possível desenvolver? Sim, é possível, mas para isso, precisamos passar por duas etapas fundamentais: 1. Mobilização: Descubra o comportamento e atitude ideal que necessitamos para o sucesso. 2. Transformação: Descobrir como instalar esse comportamento e atitude. Isso só é possível através de um elemento essencial: Auto-conhecimento. Porém, comportamentos e atitudes inadequadas são decorrentes da falta de um item fundamental para o sucesso: Metas. Não existe transformação sem objetivo. Só desenvolveremos um novo comportamento se o mesmo nos trouxer algum benefício, caso contrário, não tem sentido.
Quando se deseja algo que é relevante e tem congruência com os valores pessoais o próprio cérebro conspira para realização. Mas se a relevância for pequena isso fixará sede no mundo dos sonhos e nunca nas realizações, pois nada vai cooperar com seu desejo, inclusive você próprio. Avalie e identifique: Onde desenvolver um novo comportamento e uma nova atitude que dependa exclusivamente de você? Localize: Onde ou quem pode ajudar nessa tarefa? Caso queira descobrir como o programa de Coaching pode contribuir entre em contato.
 
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
Fonte: Alexandre Prates
11,0409
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/