Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

0225 – OLHARES & NOVOS OLHOS

 

abra os olhosUm dos principais canais de captação de informação são os olhos. Mas ver é diferente de enxergar. Tem gente até que tem boa visão, mas não enxerga nada. Muitos conflitos surgem por divergência no ponto de vista. Mas “como nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que balança cai”, as coisas podem não ser bem da forma que estamos pensando.

Ao ler a citação L.WOLK  sobre o “olhar através da janela do outro”, de IRVING YALOM, sobre o ponto de vista do outro, me levou a entender que de onde eu estou vejo com os meus olhos, o que é possível ser avistado deste lado, mas para eu ver o que você vê, preciso estar no mesmo ponto de onde você enxerga.
Vejam o relado de Yalom:

Na sua adolescência, uma mulher tinha estado envolvida em um longa e amarga luta com um pai duro e negativo. Desejando alguma forma de reconciliação, esperava com ansiedade o momento em que seu pai a levava de carro para o colégio, momento em que estariam sozinhos durante horas e assim poderiam dar um novo começo à sua relação. Mas a tão esperada viagem sempre acabava em desastre: seu pai se comportava com fidelidade ao seu modo de ser, e passava o tempo todo resmungando sobre o riacho feio e cheio de lixo que havia na encosta do caminho. Por sua vez, ela não via nenhum lixo no charmoso riacho rústico e virgem. Como não encontrava modos de responder, no final terminava por se calar. E passavam o resto da viagem sem se olhar, cada um com seus olhos voltados para lado [opostos]. Mais tarde, ela fez essa viagem sozinha e se surpreendendo ao notar que havia dois riachos, um de cada lado do caminho. `Desta vez, eu dirigia – disse com tristeza – e o riacho que se via da minha janela do lado do motorista era tão feio e estava tão contaminado como havia descrito meu pai’. Mas quando aprendeu a olhar pela janela do seu pai, já era tarde demais: seu pai já havia morrido”.

Dentro do programa de coaching a troca de olhar é um pouco mais ampliada. Vai além, é um tipo de “troca de olhos” onde te empresto os meus para você poder enxertar a vitória como vejo. Quebrar paradigmas e crenças limitantes que o impedem de avançar. Distinguir fantasias de sonhos e converter sonhos em processos reais. Não há milagre é pura liberação de potencial armazenado, como do grego dunamis, da dinamite.

Assistindo um treinamento na SBCoaching, ouvi algo bem interessante, o “coach empresta o cérebro para o cliente pensar”, enquanto a mente do cliente passa por uma transformação de como ele pode ser um vencedor bem sucedido.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
07,0008011
Fonte: imagens da internet.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/