Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

024 - INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS

 

Na postagem anterior [023 - POR QUE NOS SABOTAMOS?] abordei sobre elementos sabotadores. O assunto é vasto e exemplos aos milhares. Enquanto preparava o texto acabei me lembrando do Gérson, um xará meu muito conhecido pelos amantes do futebol com mais de 40 anos. Gérson de Oliveira Nunes foi um dos jogadores brasileiro de futebol que participou do tricampeonato da Seleção Brasileira em 1970. Ele atuava no meio-de-campo, era tido como um dos maiores lançadores da história do futebol brasileiro. Chamado de "Canhotinha de Ouro". Era capaz de fazer lançamentos a mais de quarenta metros de distância, colocando com precisão a bola onde quisesse. Quem o viu jogar diz “isso que é arte!” Mas não é o feito atlético desse craque que, particularmente, me faz recordar dele. Desde pequeno até minha adolescência carreguei o estigma de ouvir uma frase logo após pronunciar meu nome. – Gerson...“que gosta de levar vantagem em tudo”! Isso se dava por causa do meu xará. Gérson depois que sagrou-se campeão mundial passou a fazer propaganda de uma marca de cigarros onde ele conseguira o que todo marqueteiro mais almeja, cunhar aquela expressão no vocabulário popular. Hoje já é menos comum, mas quando ouvir algo sobre a “Lei de Gerson”, é disso que estou falando.
Por volta dos meus 25 anos fiquei sabendo que ele se arrependera de ter sido o garoto propaganda daquele produto, não só porque ficou conhecido ao batizar a “lei de Gérson”, mas também pelos danos que o cigarro lhe causou e a muitos de seus fãs. Naturalmente você já percebeu que o cigarro é um bom exemplo para demonstrar o efeito sabotador em um “prazer” não ponderado. Mas não é sobre isso que eu quero falar aqui.

Muitas vezes somos levados por informações equivocadas que calam fundo em nossos desejos. Mensagens persuasivas que inconsciente, ou talvez conscientemente queiram nos induzir a buscar prazer a qualquer custo. Um comercial de cerveja explorou a paixão pela vida ao exibir uma cena de 2 lindos jovens velejando. O frescor de suas vidas e a alegria em seus lábios, naquela excitante aventura era o cenário para a afirmação: – “Só se vive uma vez... Aproveite!” Pelo que eu entendi no senso de 2009, no Brasil 2% da população se declarou espiritualista, ou seja, acreditam na possibilidade de desencarnar e regressar em outros corpos para resgatar dívida não quitada, até que atinjam a evolução plena, ou nirvana. Praticantes dessa crença colecionam até evidências científicas.
Mesmo até para eles, só se vive uma vez, de cada vez. Até os gatos, (detentores de 7 vidas), só têm uma oportunidade de desfrutar do tempo presente. Afinal só existe o tempo presente. O passado não volta mais, e o futuro, ainda não chegou (e nunca chegará, pois quando chegar deixa de ser futuro e vira presente!). Não é trocadilho, mas a vida é prazerosa se for encarada com prazer. Nunca só para obter prazer desenfreado, mas para desfrutar do momento, degustando com prazer essa extraordinária oportunidade de viver.
Difícil não romancear ou filosofar sobre o tema. O prazer em viver estará francamente em evidência quando o participante identificar seus valores, ajustar com seus objetivos e encontra uma motivação significativa e vive-a. Se você sente que isso está distante de sua realidade, recomendo solicitar orientação de um profissional da área de neurologia e eliminar a suspeita de uma desagradável distimia, que considero como a “doença do mau humor”. Todos têm direitos de serem felizes. É garantia e necessidade neuro-bio-fisiológica à satisfação. O cérebro foi engenhosamente projetado para isso. Você não precisa sair correndo e comprar uma latinha de cerveja para obter prazer em viver. Ou aquele carro, ou aquela pessoa, ou roupa, ou bem, ou estatus, ou jóia, caneta, cigarro, etc... Você pode viver bem, obter prazer aproveitando bem os recursos à sua disposição, fazendo diferença numa humanidade carente usando seus dons, habilidades, capacidades, competências, superando-se a cada dia em aproveitar a oportunidade de se viver, ainda que uma única vez e deixar saudades.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
9.05090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/