Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

297 - 010 – A ARTE E O EFEITO DO FEEDBACK – Parte 1

 



O FEEDBACK VALEMAIS QUE 1.000 PALAVRAS

Um #feedback bem dado vale mais que mil palavras ditas aleatoriamente. Feedback é a habilidade de compartilhar informações que a outra pessoa pode estar sem vê-la ou até mesmo vendo-a de uma forma distorcida.

O cérebro adulto necessita de informação que revele utilidade para aquele dispêndio de energia, se não a tiver, vai preferir abandoná-la, como forma de otimizar esforços. Ao receber informações que validam seu empenho dispara-se a produção de hormônios do prazer e satisfação, do contrário vai produzir adrenalina e cortisol. Por essa razão se o feedback não for bem empregado, acaba, não só deixando de gerar o efeito desejado, como dispara completamente para outro lado, já que a adrenalina desperta o sistema de luta e fuga.

 QUANTO VALE UM FEEDBACK?

Na página da CFG registrei os dados da última pesquisa nacional com as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, a GPTW relaciona o grau de confiança das pessoas com a quantidade de feedbacks recebida ao longo do ano.

78% Para quem recebeu apenas um feedback ao longo do ano.

86% Para os que receberam três feedbacks ao longo do ano.

90% Para os que receberam acima de quatro feedbacks ao longo do ano.

A psicóloga Michelle Cadieux, explica que “a comunicação funciona nos dois sentidos. É uma espécie de ciclo de feedback que flui do empregador para os funcionários e vice-versa”.

O papel de um líder é muito mais complexo do que apenas delegar tarefas. O pior erro é não dar feedback, ou só se dar feedback negativo, criando a cultura do “féde-beck” ou “ferre-back”.

A falta de feedback dificulta ao colaborador não só a melhorar o seu desempenho como aproveitar a oportunidade de consolidar o aprendizado, como ainda, ajustes no processo ineficaz ou disfuncional.

Uma pesquisa de 2019 revelou que um terço dos funcionários que deixaram seus empregos o fizeram porque não aprenderam novas habilidades ou melhora no desempenho.

Este efeito não é só com as novas gerações “X”, Mileniun e “Z”. Os profissionais apontam que falta de crescimento na carreira é uma das maiores razões pelas quais os trabalhadores saem, perdendo apenas para os baixos salários que preferem permanecer comodamente.

Eles querem desenvolver novas habilidades ou melhor desempenho. Muitos funcionários ficam desmotivados quando os líderes não oferecem feedback ou não os desafiam, levando em consideração que não é somente salário ou posição que os mantém conectados com a organização, mas o quanto está crescendo.

Uma boa comunicação não é apenas falar claramente, é também ser bom em ouvir.

As pessoas querem se sentir como se tivessem algum nível de influência sobre seu ambiente. Porém, um alerta a qualidade do feedback é constituída por seu conteúdo de efetividade. Se tal comportamento despertar a cultura julgativa em confundir o comportamento com identidade, o estrago está feito. As pessoas não são seus comportamentos!

Grandes funcionários querem ir além. 

Feedback é uma via de mão dupla, envolve dar e receber. Ao serem alimentados sobre o resultado de seu empenho, dos pontos de melhora, também querem participar do processo de construção que estão inseridos. O que identificamos aqui a oportunidade para o trabalho #colaborativo (que falamos na série de decolar e naufragar).

O senso de valor do trabalho de uma pessoa fica mais evidenciado quando há uma contribuição para melhorar o processo e maximizar os resultados. Quando um funcionário oferece ideias de melhorias para seus gerentes que as recusa, é altamente desmotivador. Para o colaborador soa que seu líder não valoriza sua opinião, que não se preocupa com suas percepções e o fato de um processo estar desatualizado ou ineficaz. Destaco aqui que há registro de melhora na qualidade, produção, economia e lucratividade com simples observações do operário.

E assim observando o estilo de feedback da organização que você faz parte é possível identificar que grandes e ruidosas perdas foram semeadas, tanto no financeiro pela produtividade quanto na motivação daquele colaborador em permanecer no quadro corporativo.

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

 

by Gerson Sena de Castro

Mastery Meta-Coaching & CFG Soluções Corporativas

 

#GersonSena #MetaCoachGersonSena #MichaelHall #MentorGersonSena

#CulturaOrganizacional #CoachingDeNegócios  #NeuroSemântica

#rhbrasil #rh #CFGsoluções #cfgSoluçõesCorporativas #DecolarOuNaufragar

#ColaborarEficazmente  #treinamentodesenvolvimento

#ClimaOrganizacional #InnerSkills