O FEEDBACK VALEMAIS QUE 1.000 PALAVRAS
Um #feedback bem
dado vale mais que mil palavras ditas aleatoriamente. Feedback é a habilidade de
compartilhar informações que a outra pessoa pode estar sem vê-la ou até mesmo
vendo-a de uma forma distorcida.
O cérebro adulto necessita de
informação que revele utilidade para aquele dispêndio de energia, se não a
tiver, vai preferir abandoná-la, como forma de otimizar esforços. Ao receber
informações que validam seu empenho dispara-se a produção de hormônios do
prazer e satisfação, do contrário vai produzir adrenalina e cortisol. Por essa
razão se o feedback não for bem empregado, acaba, não só deixando de gerar o
efeito desejado, como dispara completamente para outro lado, já que a
adrenalina desperta o sistema de luta e fuga.
QUANTO VALE UM FEEDBACK?
Na página
da CFG registrei os dados da última pesquisa nacional com as 150
melhores empresas para trabalhar no Brasil, a GPTW relaciona o grau de
confiança das pessoas com a quantidade de feedbacks recebida ao longo do ano.
78% Para quem
recebeu apenas um feedback ao longo do ano.
86% Para os que
receberam três feedbacks ao longo do ano.
90% Para os que
receberam acima de quatro feedbacks ao longo do ano.
A psicóloga Michelle Cadieux, explica que “a comunicação funciona nos dois sentidos. É
uma espécie de ciclo de feedback que flui do empregador para os funcionários e
vice-versa”.
O papel de um líder é muito mais
complexo do que apenas delegar tarefas. O pior erro é não dar feedback, ou só se dar feedback negativo, criando a
cultura do “féde-beck” ou “ferre-back”.
A falta de feedback dificulta ao
colaborador não só a melhorar o seu desempenho como aproveitar a oportunidade
de consolidar o aprendizado, como ainda, ajustes no processo ineficaz ou
disfuncional.
Uma pesquisa de 2019 revelou
que um terço dos funcionários que deixaram seus empregos o
fizeram porque não aprenderam novas habilidades ou melhora no desempenho.
Este efeito não é só com as novas
gerações “X”, Mileniun e
“Z”. Os profissionais apontam que falta de crescimento na carreira é uma das
maiores razões pelas quais os trabalhadores saem, perdendo apenas para os
baixos salários que preferem permanecer comodamente.
Eles querem desenvolver novas
habilidades ou melhor desempenho. Muitos funcionários ficam desmotivados
quando os líderes não oferecem feedback
ou não os desafiam, levando em consideração que não é somente
salário ou posição que os mantém conectados com a organização, mas o quanto
está crescendo.
Uma boa comunicação não é apenas falar
claramente, é também ser bom em ouvir.
As pessoas querem se sentir como se
tivessem algum nível de influência sobre seu ambiente. Porém, um alerta a
qualidade do feedback é constituída por seu conteúdo de efetividade. Se tal
comportamento despertar a cultura julgativa em confundir o comportamento com
identidade, o estrago está feito. As pessoas não são seus comportamentos!
Grandes funcionários querem ir além.
Feedback é uma via de mão dupla,
envolve dar e receber. Ao serem alimentados sobre o resultado de seu empenho,
dos pontos de melhora, também querem participar do processo de construção que
estão inseridos. O que identificamos aqui a oportunidade para o trabalho #colaborativo
(que falamos na série de
decolar e naufragar).
O senso de valor do trabalho de uma
pessoa fica mais evidenciado quando há uma contribuição para melhorar o
processo e maximizar os resultados. Quando um funcionário oferece ideias
de melhorias para seus gerentes que as recusa, é altamente
desmotivador. Para o colaborador soa que seu líder não valoriza sua
opinião, que não se preocupa com suas percepções e o fato de um processo estar
desatualizado ou ineficaz. Destaco aqui que há registro de melhora na
qualidade, produção, economia e lucratividade com simples observações do
operário.
E assim observando o estilo de
feedback da organização que você faz parte é possível identificar que grandes e
ruidosas perdas foram semeadas, tanto no financeiro pela produtividade quanto
na motivação daquele colaborador em permanecer no quadro corporativo.
Um forte abraço,
SACRIFÍCIOS
SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE
Mastery Meta-Coaching & CFG Soluções Corporativas
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