Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

0090 - C-U-I-D-A-D-O-S __ E __ CUI.DA.DOS

 

Recordo-me de um sonho muito curioso onde um bebe elefante, órfão de mãe, requisitaria os cuidados de um tratador até que atingisse a idade para se virar sozinho. Neste momento recordei que por melhor que fosse o tratador ele jamais conseguiria que o elefante se tornasse rei da manada, pois estaria vivendo uma vida fora de seu habitat natural. Por melhor de todas as boas intenções de seu cuidador não seria possível a um ser humano ensinar um elefantinho, ser elefante, agora o animal deverá aprender isso por sua conta e risco, ou seja, sem o exemplo da mãe. Sobre cuidados encontrei num material bem interessante produzido pelo governo brasileiro:

Cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade. Cuidar é servir, é oferecer ao outro, em forma de serviço, o resultado de seus talentos, preparo e escolhas; é praticar o cuidado. Cuidar é também perceber [o outro como ele é], e como se mostra, seus gestos e falas, sua dor e limitação. Percebendo isso, o cuidador tem condições de prestar o cuidado de forma individualizada, a partir de suas idéias, conhecimentos e criatividade, levando em consideração as particularidades e necessidades da pessoa a ser cuidada. Esse cuidado deve ir além dos cuidados com o corpo físico, pois além do sofrimento físico decorrente de uma doença ou limitação, há que se levar em conta as questões emocionais, a história de vida, os sentimentos e emoções [do outro] a ser cuidada.

(adaptado)

Logo fiz uma comparação com a atuação do Coach e conclui que, podem me fazer de “adestrador”, da mesma forma que as consultorias acabam fazendo ao dar milhares de palpites e nunca verificar se o consultante dispõe daqueles recursos, vontade e habilidades necessárias para praticar tudo o que foi recomendado. Não estou aqui desmerecendo o trabalho da consultoria, tão somente uso pela retórica. Ao ser humano é permitido interagir mais do que é feito pelos adestradores. Dentro da metodologia do coaching é muito recomendado que o cliente realize seus vôos solos o quanto antes. Quero compartilhar com vocês um parágrafo que inseri em minha filosofia de coaching:

Coaching,

Profissional que acompanha o cliente no processo de desenhar seu futuro, de estabelecer metas e trabalhar para alcançá-las respeitando os valores individuais. Em vez de oferecer respostas, o Coach levanta questões a fim de que o cliente encontre as próprias respostas.

Se desejar saber mais entre em contato pelo e-mail ou pelo Skype. “Mostre o seu melhor. Faça COACHING”.

Boa semana!
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
4,09090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/