Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

0144 - SEJA REALISTA, EM TUDO, OTIMISTA!

 

No livro “Desenvolva sua inteligência emocional”, Travias e Jean recomendam colocar em prática a arte de gerenciar pessoas, procurando os benefícios existentes. Isso me fez recordar de um e-mail que recebi sobre um homem muito otimista que sempre respondia como um sonoro “Se melhorar estraga!” para todas as indagações ele só observava o lado positivo das coisas.

Tem gente assim… Certa vez uma mulher que foi atrás de um velho profeta Hebreu (século VII a.C) buscando uma intervenção que ressuscitasse seu filho, morto depois de uma forte dor de cabeça. Quando aquela mãe encontrou-se com o secretário particular do Profeta, que veio em sua direção por avistá-la de longe, indagando como iam todos, em resposta a mulher disse: “vai tudo bem!”, até que encontrou-se pessoalmente com o Profeta e aí sim revelou do ocorrido, diretamente ao seu socorredor.

O que há de comum nos dois casos é a ATITUDE diante dos fatos. Geralmente as pessoas murmuram, reclamam, pranteiam, desesperam-se expondo toda angustia da alma sem observar, serenamente, outras opções disponíveis. Para aquela mãe, seu único filho estava morto sob seus joelhos, porém com a mente tranquila lembrou-se de QUEM poderia ajudá-la. Ao invés de levar a preocupação ao seu marido, descabelar-se em desespero para seus vizinho ou, até contar a noticia primeiramente ao secretário do Profeta preferiu dirigir-se a quem ela reconhecia ser competente para intervir. Ela foi proativa em suas emoções, o que lhe garantiu capacidade de gerenciamento emocional e com isso obteve o que pretendia, seu filho vivo.

Está provado que ser otimista em situações reais promove melhores resultados do que simplesmente ser realistas? Quando damos atenção as qualidades das pessoas fica mais fácil entender os benefícios das relações. Ah, é claro que tem aqueles que vão discordar, mas é só pra justificar despreparo emocional do próprio comportamento. Isso passa se for trabalhado.

Um forte abraço,


SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
25,011900
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2012. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/