Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

0109 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Q.E) – AUTOCONTROLE

Dando continuidade no tema das Competências Pessoais, que na postagem anterior abordamos sobre a autoconsciência, está na hora de completar o outro elemento, autocontrole. O autocontrole depende da capacidade pessoal de direcionar o comportamento diante dos fatos. O comportamento se apresenta e pode se manifestar por uma ação ou inação, fazer ou ficar quieto. Mas é a medida da percepção emocional, de como o fato é observado, sentido e interpretado, que o cérebro irá cobrar uma resposta naquela situação. Por isso a resposta pode ser ativa – quando necessário uma atitude, ação –, ou inativa – quando se opta por ter uma atitude de não agir.

Em se falando do autocontrole podemos identificar a manifestação da consequências positivas, no caso de uma ação, e negativas, no caso de uma reação. Existe uma diferença entre agir e reagir, vejamos. A ação é: consciente, responsável, controlada, direcionada, emocionalmente sadia; caracterizando um elevado grau de assertividade. Já uma reação tende a ser: agressiva, ou paralisante, emocionalmente desproporcional, irracional, irresponsável/inconsequente , descontrolada, direcionada pelo medo e traumas; caracterizando um grau de não-assertividade.

O autocontrole disponibiliza à pessoa desfrutar da amplitude dos sentimentos, do surgimento natural do comportamento, com isso abaixa índice do estresse, consequentemente melhor gerenciamento do raciocínio que possibilita melhor capacidade cerebral para contemplar outras possibilidades, elevando o bom desempenho, refletindo nas conquistas desejadas, ou seja, escolher o que as próprias ações. Particularmente destaco o beneficio da redução do estresse – produção de adrenalina e cortisol, que danificam significativamente as conexões neuronais – como uma boa razão para se aplicar inteligência emocional. O autocontrole pode refletir sobre os efeitos do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), mas essa conversa fica pra outro dia.

Um forte abraço,
SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

.
message-icone-5332-48 desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
11,010900

Fonte: imagens da internet

[1] BRADBERRY, Travis e GREAVES, Jean – Desenvolva sua inteligência emocional – Sextante, 2007.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2012. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/