Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

0208 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

 (continuando...)


(H-25-b.) - 8 Lições do Ideal de Cooperação
criação1ª Lição – O conjunto das disciplinas tem um impacto significativo e mensurável sobre o desempenho;
Para melhor exemplificar melhor esta lição que SENGE nos ensina vou pegar emprestado um exemplo da medicina. Quando um médico ministra um coquetel medicamentoso ele observa a atuação de cada princípio ativo, em cada medicamento, mas o que mais lhe interessa é a conjugação desses princípios simultaneamente no paciente. SENGE não se limitou simplesmente a técnicas que poderiam ser aplicadas, mas sentiu a necessidade de abordar a questão comportamental, sine qua non, sua teoria jamais ganharia a maturidade na vida prática.

As disciplinas, como elementos, – (i) Pensamento Sistêmico, (ii) Domínio Pessoal, (iii) Modelos Mentais, (iv) Construção de uma Visão Compartilhada, (v) Aprendizagem em Equipe –, são partes de um todo, e como o próprio SENGE afirma “a soma das partes pode exceder o todo”, assim ele observou que “quando desenvolvidas em conjunto, as disciplinas de aprendizagem podem ter um impacto significativo e mensurável sobre o desempenho”. Eles “observaram importantes saltos na eficácia das equipes de trabalho, embora os membros da equipe ainda acreditem estar tocando apenas na ponta do iceberg do que é possível”.

Com isso observamos que uns elementos são potencializadores de outros. Outra expressão que podemos emprestar seria, Catalisador, que é: toda e qualquer substância que acelera uma reação, diminuindo a energia de ativação, diminuindo a energia do complexo ativado, sem ser consumido, durante o processo. O catalisador pode diminuir a energia de ativação, aumentando assim a velocidade da reação[1]. O que me chama a atenção é o potencial de ser mensurável, visto que a demonstração dos resultados é fortemente motivadora e geradora de novos resultados, iniciando o circulo virtuosos, como SENGE emprega fartamente em sua obra.
(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
0216010010
Fonte: imagens da internet [1] Wikipedia
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/