Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

0239 - COACHING PRÉ-APOSENTADORIA

 

O medo é o pior dos conselheiros e o mais cruel dos companheiros, cobra caro por sua presente e não constrói nada.

PRÉ-APOSENTADORIACoaching é um processo que favorece a pessoa definir seus desejos e planos, concomitantemente criar estratégias para realização de seus objetivos por meio de uma metodologia não terapêutica.

Associei a metodologia de coaching na modalidade pré-aposentadoria, que é destinada para pessoas desejosas no redirecionamento da vida após conquistado a tão sonhada aposentadoria.

Mas há também aqueles que sentem desejosos de realizações em outras áreas da vida além da pessoal, ou social, ou mesmo profissional. Tudo guarda relação com qualidade de vida e bem estar inclusive de relacionamentos interpessoal ou amoroso, ou espiritualidade.
De início faz-se necessário a apresentação da metodologia para demonstra as oportunidades de que as pessoas dispõem e ainda realizarem seus sonhos e projetos contando com a experiência acumulada.

O programa se destina à profissionais que já cumpriram o plano de carreira, agora prestes a encerrá-la, já adquiriram experiência ao longo da vida, solidificando crenças e valores, porém, estão prestes a aposentar, ou já aposentados, mas:
- Tem expectativa e anseiam em se manterem ativas;
- Estão ou ficariam insatisfeitas com estado de incerteza eminente.

O brasileiro reconhecidamente está descobrindo a força e o valor em se preparar cada vez mais para evitar surpresas desagradáveis, e principalmente chegar mais perto do objetivo pretendido.

Todavia, ainda é muito baixo os índices relativos aos cuidados para com o envelhecimento - haja visto o elevado índice de obesidade, embora seja outro assunto é uma questão comportamental mal resolvida.

O crescimento populacional recebe significativa contribuição com a redução da mortalidade e o aumento da expectativa de vida, uma realidade já nos dias de hoje, porém o despreparo das pessoas para essa nova etapa da vida faz aflorar situações desagradáveis, tais como: Ociosidade, perda satisfação diante de imprevistos, receio da discriminação, a discriminação propriamente dita, perda da sociabilidade, perda de renda, depressão, etc.

O objetivo do programa é (1) facilitar de forma estruturada, por meio da metodologia especifica do coaching o autodesenvolvimento, resgate dos sonhos, com reavaliação das crenças que potencializam e/ou limitam conquistas; alinhamento em conformidade com seus próprios valores. Consequentemente ocorrerá melhora em seu autoconhecimento e nível de satisfação e (2) minimização das inseguranças de uma nova etapa de vida e efeitos negativos do despreparo para a fase da aposentadoria.

PRINCÍPIOS INERENTES PARA O PROGRAMA:
- Preparo para o começo de uma nova vida;
- Adequação as condições biopsicossocial da idade;
- Duvidas e incertezas quanto o real reflexo econômico, social, laboral e pertencimento;
- Despertamento a realização de sonhos e propósitos adiados;
- Definição, especificação e mensuração de objetivos e prazos.

RESULTADOS ESPERADOS:
Redução à relutância à aposentadorias em decorrência do novo olhar para o futuro agora sem receio do ócio. Vislumbrar o futuro com uma perspectiva de vida útil, dinâmica e prazerosa.

Quando praticado pela empresa é registrado uma maior humanização nas relações de trabalho e valores corporativos adotados pela organização. Consequentemente uma melhoria na qualidade de vida e efetividade em ação de responsabilidade social.
Um forte abraço,

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
031,010012
Fonte: imagens da internet. artigo publicado na Revista Sinal Verde, ano 4, Ed. 45, Agosto 2012
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/