Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

300 - 013 – DUAS ESTRATÉGIAS QUE GARANTEM UM DESASTRE MONUMENTAL NUMA ORGANIZAÇÃO


Nem toda tragédia é anunciada com clareza

Assistir ao filme “O Protetor” (2014) com o renomado ator Denzel Washington, pude identificar um grave erro frequente que ocorrer em qualquer organização.

Ao resgatar uma jovem, que vivia como uma escrava de gangsters russos ultraviolentos o personagem é ignorado por um chefe local, que precipita uma tentativa de eliminar o aparente problema. Com bastante proatividade na demonstração de poder.

Como os #gestores e #gerentes não sabem com quem estão lidando e conjugadamente não só hiperestima sua força e próprias habilidades, como ainda subestima o “adversário”, o que faz ascender o pavio de uma “bomba” que desativa não só as operações locais, mas acaba com a execução do mega líder russo na sua toalete, ao sair de seu banho, dentro de sua casa em Moscou.

EFEITO DOMINÓ + BOLA DE NEVE = DESASTRE

Um artigo de 2017 de Paul Joyce, fundador e CEO da Geckoboard, aponta O único erro de gestão que faz com que 76% dos funcionários não confiem em seus chefes” – reter informações. Ao reter informações, os gerentes não apenas deixam os funcionários cegos para o desempenho da empresa, mas também dificultam que eles antecipem problemas, tomem decisões informadas e permaneçam produtivos.

Os resultados de um estudo de campo confirmaram muitas das hipóteses, apoiando a importância desse constructo para a pesquisa e a prática nas empresas. O mais impressionante foi quando eu descobrir.

A pesquisa revelou a #política ao investigar a “linha de visão” dos funcionários em relação aos objetivos estratégicos de uma organização, que a classificação das ações definidas, a priori, para corresponder aos objetivos estratégicos e considerados mais importantes pelos gestores de topo, se revelaram “pouco importantes”. Entretanto aquelas que eram considerados pelos líderes como as mais relevantes, na verdade eram classificadas como “sem importância”.

Como a organização é uma unidade social conscientemente coordenada, as pessoas desempenham um papel importante na consecução de seu objetivo (Robbins e Judge, 2000). É fundamental que as organizações alinhem seus funcionários com seus objetivos estratégicos de estabelecer locais de trabalho sustentáveis para abordar as questões reais de sustentabilidade (Banerjee, 2001; Boswell et al., 2006; Wang et al., 2018). Isso sugere que o uso de ESWPs e, posteriormente, o objetivo de um local de trabalho sustentável não pode ser alcançado até que os funcionários da organização estejam dispostos a usar essas práticas.

No filme que assisti, não foi o baixo clero composto pelos empacotadores de dinheiro, às prostitutas ou motoristas que agregaram o “efeito domino” com a “bola de neve”. O mérito destrutivo coube aos integrantes da “cúpula” que subestimaram uma análise dos fatos primários, que acabou por detonar o botão da bomba com efeito nuclear na rede mundial da organização. Ah, mas era somente um filme.

Existe solução: identifique o padrão

Pois bem, na pesquisa citada por Joyce (2017) apenas 10% dos funcionários estão cientes do progresso da empresa em tempo real. No entanto, mais de 15% nunca veem nenhum dado de desempenho da empresa. O que resulta nos 75% de desconfiança. Sendo assim, vejo que se o padrão é não envolver a base, o mesmo se estende para o topo da pirâmide. Por isso, se o padrão domina a tendência e padrão se manifesta.

Para encerrar quero destacar que o padrão comando e controle funcionou bem nos reinados e impérios da idade média, para o regime escravagista, perdurou no início da era industrial, mas não se sustenta na era da conectividade Wi Fi 5G.

Eu e meus parceiros da CFG Soluções Corporativas debatemos abertamente esse assunto nesse trimestre, o que contribuiu para esse artigo.

Se quer detonar sua organização implante a descomunicação e subestime seu colaborador.

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro

Mastery Meta-Coaching & CFG Soluções Corporativas

#GersonSena #MetaCoachGersonSena

#MichaelHall #MentorGersonSena #CulturaOrganizacional #CoachingDeNegócios #NeuroSemântica #rhbrasil #rh #CFGsoluções #cfgSoluçõesCorporativas #DecolarOuNaufragar #ColaborarEficazmente #treinamentodesenvolvimento #ClimaOrganizacional #InnerSkills