Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

0223 – COACHING & PROVOCAÇÕES

 

reciclagemO trabalho de Coaching sempre é muito dinâmico, o que exige um grau de abertura para o imprevisto e interações. Na verdade provocá-las é parte do processo.

Quero relatar uma experiência vivenciada no retorno às aulas do segundo semestre de 2011, quando apliquei uma dinâmica com os alunos do quinto módulo de Administração do curso EAD, dos quais tive o privilégio de ser monitor.

No encontro, formamos um “roda”, mais para ovalada do que para redonda, com a finalidade de nos conhecermos melhor, já que metade da turma era nova em decorrência da promoção seriada modular. Semestre novo turma nova, época de novos desafios e oportunidades.

O encontro foi extraordinário! Bom momento de compartilhado!

O processo de coaching apresenta sólidos fundamentos teóricos e proporciona o desenvolvimento de uma conversa focada e frutífera. Neste momento podemos pinçar e identificar elementos potencializadores que outrora estavam ocultos. Por conta disso, cada sessão se torna ímpar e singularmente marcante. Foi com base na metodologia que conduzi o provocante bate papo.

A medida que o Grupo (17 ao todo) interagia estimulada os restantes, de forma à permitir a contribuição de todos os presentes. Em dinâmica de grupo intensão é certa, mas o resultado é completamente imprevisível, porém a experiência acabou por se tornar extraordinariamente satisfatório. Particularmente fiquei bem impactado, razão pela qual resolvi compartilhar meu registro com os leitores do blog.

Lição de casa, lição de vida.
Ao relatarem suas experiências, vivências, acontecimentos, sonhos e projetos logo foi possível identificar semelhanças nas lutas pessoais com o colega ao lado. A superação de um, se transformou na motivação do outro. A luta doméstica de um indivíduo despertou o aprendizado do grupo, que agora não é mais uma massa amorfa, mas a união de personalidades distintas e agora significativas.

Seguem algumas pérolas extraídas da fecunda reflexão daqueles Sábios Alunos, abordando sobre sucesso & fracasso:

Alessandra – Sucesso: acredite em você.
Ana Paula – Sucesso: persistir. Fracasso: desistir.
Bruno – Sucesso: duvido que vai dar errado. Fracasso: não tentar
Claudio – Sucesso: disciplina. Fracasso: indisciplina
Ellem – Sucesso: acreditar no que você pode.
José Luiz – Sucesso: exercer aquilo que gosto. Fracasso: persistir no erro.
Laurindo – Sucesso: persistência. Fracasso: medo e insegurança.
Marcela – Sucesso: Faça agora. Fracasso: depois eu faço.
Tatiane – Sucesso: primeiro tente e depois verifique, se deu certo ou não tire suas conclusões.

O que mais ressalto do encontro, é o fato do quanto vale a pena estarmos com pessoas extraordinárias. Mas enquanto não estamos consciente do bem que promovemos não consigo reconhecer o valor que tenho para quem está nas proximidades.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
0102,0008011
Fonte: imagens da internet. Bonder, Nilton – Código Penal Celeste: RJ, Elsevier, 2004.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/