Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

013.b/2 – DO GÊNIO À FATALIDADE - continuação

(continuação – 013.a/2)
MAS POR QUE UNS VENCEM E OUTROS NÃO?
A diferença entre perdedores e vencedores está entre:
. ENVOLVIMENTO e . COMPROMETIMENTO
ENVOLVIMENTO: temos somente uma mistura de elementos, sem perda de qualidade das substancias. Ex: neste caso se misturarmos arroz e feijão em uma vasilha, botões de várioscafé com leite modelos e cores diferentes, eles podem ser separados; COMPROMETIMENTO: temos um envolvimento mais profundo, onde percebemos uma fusão de dois elementos fazendo surgir um elemento novo, com características próprias. Ex: café com leite; as coloridas aquarelas que pintam um quadro; ovos com bacon no café da manhã, a galinha esta envolvida cedendo os ovos, mas o porco está comprometido cedendo o bacon para seu desjejum.
Pessoas envolvidas com seu sucesso só vão à escola, se preocupam somente com a nota, curtem somente o momento e as amizades "da hora". Pessoas comprometidas vão além e se preocupam em aprender, conhecer, descobrir, desenvolver, crescer, evoluir, definir, focar, objetivar, conquistar, compartilhar seu conhecimento e etc., transformando tudo isso em sabedoria. De quebra encontram prazer e satisfação nesse processo.
RODOVIÁRIA / AEROPORTO
Se ao chegarem na rodoviária e pedirem uma passagem no guichê da empresa de ônibus, o bilheteiro lhe perguntará: “para onde?” Se você não souber, ele nunca vai vender uma passagem para... “qualquer lugar”, pois esse não existe. Ainda que você tenha disponível um cartão de credito ilimitado, e desejar comprar uma passagem aérea de primeiríssima classe, pagando mais de R$ 14 mil a poltrona, um bilheteiro ético não vai lhe vender “nenhuma passagem”.
 
4 TIPOS DE PESSOAS
Encontramos 4 classes de pessoas peculiarmente reconhecidas: 1- nada sabe e pára. 2- sabe algo, nada faz e pára. 3- sabe, faz, não mede os resultados, (se frustra) e pára. 4- sabe, faz, mede, se corrige e vence.
QUEBRA DE PARADIGMA Todos têm modelos que admiram e se espelham. Alguns modelos são positivos (atleta, artista, professor, pessoa importante para si) outros são negativos (mau exemplo, sem ética, crime, vício, a própria baixa auto-estima etc.). Alguns precisam quebrar paradigmas familiares derrotistas para poder vencer, precisam acreditar e fazer o que lhe cabe na hora certa e da forma certa. Para saber se esta fazendo a coisa certa tem que se ver no podium e não fora dele. Geralmente recomendo à pessoa comprometida a mirar na lua, pois se errar já estará entre as estrelas. Enquanto o envolvido, para economizar, mira nas nuvens, não se importando em chegar no topo da montanha, só para facilitar seu trabalho. Ele deixa de vencer, pois lá no alto da montanha perde oportunidade de apreciar o vale ofuscado pelo nevoeiro.
FACULDADE DO DESTINO Uns acreditam num destino determinista, onde já nascemos com o roteiro da vida escrito e de forma imutável só nos resta cumprí-lo. Para outros, os fatalistas, as coisas ruins só acontecem por mérito, para o caso que estes até se enquadram. Outro grupo, os realistas, acreditam que se não se jogar a semente na terra ela nunca germinará e a fome será fatalmente uma realidade, até que ele próprio faça algo. Podemos acreditar no que quisermos, naquilo que for mais conveniente, mas independentemente disso o sol nascerá outra vez e a vida nos cobrará uma resposta.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
[Palestra proferida no Instituto de Educação em Guaratinguetá no dia 06-05-08 para 2 grupos de 80 adolescentes.]
14,0409
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/