Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

0242 - A VITÓRIA POR TRÁS DO PROBLEMA. (Revista Sinal Verde, Ano 5, Ed. 50, Janeiro de 2013)

 

 

11-segundachanceVocê é a força criativa em seu trabalho, mas quem não está comprometido com seus objetivos é abalado por qualquer contratempo. Ao ouvir o ator norte americano Will Smith (aquele de um “Maluco no pedaço”), declarar que as “pessoas fogem de problemas”, me veio um insight sobre o quanto um problema pode ser gerador de descobertas incríveis. Um bom problema ou lhe tira dos trilhos ou te faz alçar voos.

O publicitário Carlos Domingos coleciona no livro “Oportunidades Disfarçadas”, historias comprovadas de que todo problema reserva uma grande solução, basta encontrá-la. O reflexo da recessão americana de 1929, deixou Charles Brace Darrow, um vendedor de aquecedores da Pensilvânia, desempregado, com 2 filhos, mulher e hipoteca para sustentar. Sem saber o que fazer, a noite se reunia em família para brincar com um joguinho que acabara de criar e distrair as crianças durante a pior crise que já viveram. Os amigos acabaram se aglomerando para aprender e se divertirem, já que muitos estavam na mesma condição. Era 1933 e diante do interesse de todos viu oportunidade de negócio em produzir e comercializar a brincadeira. Mas em 1934 um fabricante de brinquedo o ridicularizou por inventar um jogo complicado onde não havia vencedor, além do mais a América estava em plena crise. Algo em seu interior o fazia ir adiante, reuniu todo recurso que dispunha e com ajuda de um amigo, que trabalhava numa gráfica, produziu algumas peças que se esgotaram rapidamente. Como o lucro produziu outras e vendeu, tão rápido como antes. O sucesso se repetiu nas 5 mil unidades, até que os industriais da Parker Brothers, que o haviam dispensado, reataram as negociações para comprar a patente. Mais de 200 milhões de tabuleiros do Banco Imobiliário (Monopoly) foram produzidos até hoje, em 80 países e 30 idiomas. Só nos EUA tem mais de 200 modelos diferentes de tabuleiros (Arizona, Florida, Nova York, além do original de Atlantic City).

Enquanto isso no Brasil, maior fabricante de brinquedos, a Estrela S/A, acaba de lançar o jogo na versão para plataformas eletrônicas. Em dois anos a Estrela Digital espera parear o faturamento dos jogos em plataforma eletrônica com o da empresa real. Antes só jogava em casa, hoje no tablet ou celular.

O que Darrow tinha além do mapa de Atlantic City desenhado por ele na toalha da mesa de jantar, muitos problemas que nunca o abateram. Na escrita chinesa as palavras são formadas por dois conjuntos de três traços – trigramas – compondo um hexagrama. No hexagrama representativo da palavra ‘crise’ encontram-se dois significados, perigo e oportunidade, depende da ordem que se olha.

O ano só está começando, mas na verdade é a vida que continua. O que está fazendo para atingir os resultados que espera? Quanto está lhe custando não estar onde deseja? Quantos janeiros serão necessários para recomeçar? Não importa a data no calendário quando ler esse artigo. Existem vários recursos e estratégia que uma pessoa pode lançar mão para vencer, embora o coaching seja uma delas, nenhuma funcionará sem crer ser possível e juntar uma boa dose de empenho. Sucesso não é acidente, não tira férias e nem ocorre por acaso. Até para sorrir utilizamos 28 músculos. Feliz sucesso em 2013! Se precisar de ajuda, fale..

 

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
030,0010130
Fonte: imagens da internet. artigo publicado na Revista Sinal Verde, ano 4, Ed. 50, Janeiro, 2013
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/