Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

0084 - MEDO DE ERRAR, ou MEDO DE ACERTAR

 
Tenho observado que a critica é um dos maiores temores do ser humano. Muito embora haja quem ganhe dinheiro criticando livros, peças teatrais, obras de arte, política etc., outros criticam pelo simples prazer de arrumar um defeito. Um dos detalhes muito utilizado pelo critico para formular seus argumentos trata-se do erro. Já li algumas vezes que quem erra é porque faz alguma coisa, e quem não erra é porque nunca faz. Observo que quem se arrisca a fazer algo tem mais chance de errar do que aquele que se arrisca em nunca fazer algo e erra por omissão.

Errar é uma dádiva reservado aos seres não divinos. É claro que em certas ocasiões podemos evitar o erro com uma dose extra de atenção e cuidado, com ações simples de vigilância redobrada podemos evitar desastres desagradáveis e até fatais. Quem não age assim deixa de cometer erros e passa a ser negligente. Nenhuma pessoa é capaz de realizar tudo sempre certo, sem falhar ou errar. Mas é possível evitar à negligência, o descuido, a desatenção e o ser irresponsável nesta área, sob pena de ser considerado tolo e passível de punição. Isso me lembrar de um ditado popular: “errar é humano, persistir no erro é burrice”. Outra coisa que aprendi sobre o erro é muito significativo: errar é uma fonte de aprendizado maravilhosa, por essa razão nunca devemos nos esquecer do erro. A gente não aprende errando, mas aprende corrigindo o erro, o que nos leva a formula: praticar é = fazer + verificar + corrigir + refazer, cujo subproduto é o sucesso.

Observo que, muita gente, com medo de errar nunca pratica, o que de fato dá muito certo, pois se não faz nada, nada também erra, ou erra só nisso... Porém passa a pertencer a uma nova categoria, a dos negligentes, inconsequentes e desatentos com a própria vida, o que certamente o manterá numa vidinha de mediocridade – de quem vive na média, abaixo dos superiores –, que nunca progride ou sai do lugar. – Só desejo saber onde está a satisfação disso?

O medo é um sinal importante na vida humana, auxilia na preservação deste precioso bem, a vida. A sensação percebida ao projetar parte do corpo para fora na sacada do vigésimo andar é o medo, ele impede que se projete o restante. Na seara dos projetos o medo deve funcionar como um alerta, mas nunca como um bloqueio para as coisas que você deseja. Se isso estiver lhe impedindo de seguir a diante este sinal de alerta tem que soar mais forte ainda cobrando uma providência. Alguma coisa tem que acontecer, com urgência, para não favorecer a pane geral e o risco de grande frustração para todos os seus sonhos e desejos. O medo de errar serve para lhe despertar atenção, e mais atenção, e mais atenção e nunca bloquear seu progresso, empacá-lo ou impedí-lo. Dentro do programa de coaching é possível trabalhar sensações como o medo que bloqueia o progresso, posto que tenha ar de sabotador. Thomas Edison não teve medo de errar 1.429 vezes para descobrir a lâmpada elétrica e em nenhuma das tentativas houve negligência, só aprendizado: 1.429 formas de não descobrir a lâmpada, mas um fecundo processo com geração de patentes para outros produtos.

Se desejar saber mais entre em contato pelo e-mail ou pelo Skype. “Mostre o seu melhor. Faça COACHING”.

Boa semana!
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,
by Gerson Sena de Castro                                                                                                               Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
20,08090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/