Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

0283 - SABER FRACASSAR LEVA AO SUCESSO.



Quem quer ser um fracassado? Se você pudesse medir de zero a cem, qual seria a intensidade do desejo de alguém que quer falir? 

Hoje eu creio que 100% das pessoas diriam não para ambas perguntas. Muito pelo contrário, todos querem vencer. Mas será mesmo?

Um velho amigo, que tornou-se um celebre autor de quatros livros bíblicos, escreveu: “O sábio discerne tempo e modo”. Nesta declaração Shelomoh desperta nossa atenção para discernir o tempo no sentido de saber o que precisa ser feito na hora certa.  Já no tocante a discernir o modo eu creio que ele está falando de algumas coisas, como: direção e sentido, ritmo e velocidade, intensidade, para citar alguns exemplos.

Você já deve ter ouvido falar de “tem poder quem age”, o que também é uma verdade. Mas agir por si só não significa nada, se não conjugar direção e velocidade com outras variáveis, a exemplo de significado e intenção.

Quando falamos de significado, estamos investigando a significância que aquelas coisas têm para o agente. O enquadramento[1] de significância é deveras importante, pois a significância é um dos agentes motrizes que governam nossas motivações. Quanto mais elevado for o significado, mais motivado o agente entrará em ação ou sairá dela.

Por ora, eu quero falar da intenções. Tenho observado uma confusão entre intenção e objetivos. Eles divergem entre si. Tem gente que tem objetivo de casar, mas a intenção é ter companhia para combater a solidão. Se esse fosse o quadro da minha amiga Belly, ela estaria em sérios apuros, pois seu esposo trabalho embarcado em uma plataforma petrolífera à 300km da costa, que fica quatro hora da sua cidade, durante 15 dias por mês, quando não 20. Muitos objetivos são criados para satisfazer as intenções mais elevadas, porém a falta de especificação pode acabar provocando um retumbante desvio, nada ecológico.

A esposa de outro amigo tão logo ouviu uma palestra minha, contou sobre a manobra que seu marido realizara em uma autoestrada rumo a Belém. Foram mais de 200 quilômetros sob um asfalto recente, cuja tinta aparentava o frescor da rodovia não inaugurada. Todavia, a paisagem e a nova autopista, só contribuíram para uma confortável rodagem que só distanciava de seu destino, visto que estavam na rota erada. Não havia nada errado com o motorista, ou a dirigibilidade, a velocidade, ou com o veículo, ou mesmo com a rodovia, mas tão somente com rota. Um singelo detalhe que fez toda a diferença.

E você quer saber por qual razão as pessoas fracassam? Do meu ponto de vista, nada além do meu ponto de vista, por ser a vista de um ponto, acredito que seja: 1- Objetivos desalinhados com intensão; 2- Desalinhamento de tempo e modo. Um terceiro item que podemos desenvolver em nossa próxima conversa é sobre os “valores” e os “critérios de valores” que podem afetar severamente as relações interpessoais quando não calibrados.

Por hoje e até a próxima.





[1] Enquadrar é uma expressão utilizada em neuro-semântica sobre colocar limites, semelhante aos limites que um fotografo faz ao dar um cloused num arbusto em uma paisagem.



MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!


 

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

 

 

by Gerson Sena de Castro
Meta-Coaching - ISNS/MCF








desenvolvendo.voce@hotmail.com

00
Fonte: imagens da internet. 

No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – META-COACHING. Guaratinguetá: 2018. Disponível em: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte: 
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/