Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

0189a - IRA

 

Para grande maioria de pessoas é muito difícil controlar a cólera ou a indignação. Perdem a noção do que dizem e fazem, destemperam-se e terminam por arrepender-se do que deixaram escapar, seja em palavras ou atitudes impensadas. Entendo esse estado de espírito, comum ao ser humano, mas, não aconselho a aceitá-lo como normal. Uma pessoa sob influência da ira perde a harmonia, o entendimento, e também o equilíbrio para poder tomar decisões e consequentemente seu próprio controle.

Por conta de uma reação assim, amizades são estremecidas, casamentos são abalados, relacionamentos são interrompidos. O saldo é altamente negativo. Não é fácil manter a serenidade quando plenamente dominados pela ira. E mais difícil ainda se torna depois que passa o descontrole, conseguir pedir perdão a quem magoamos ou causamos sofrimento ou até mesmo constrangimento.

Felizmente Deus entende o íntimo de nossa alma e nos previne com a sábia receita que se acha reproduzida abaixo. Ele até compreende nosso estado de ira, mas, admoesta e aconselha que evitemos que essa manifestação de nosso íntimo comprometa seriamente nosso físico, bem como as pessoas que nos rodeiam.

Não somente neste final de semana que se avizinha, mas, em todas as circunstâncias e situações pelas quais tiver que viver, esforce-se por esquivar-se e não ser dominado pela revolta excessiva, pela fúria descontrolada, impedindo que machuque alguém verbalmente.

Achando-se envolvido por essa afecção de desgosto, não hesite em recorrer a uma urgente conversa com Deus, por meio de Seu Filho e abra o seu coração. Garanto que a resposta não tardará e muito menos os felizes resultados. Um sereno e tranquilo final de semana, sob os olhares amorosos e paternais do amado Senhor e Salvador dos homens nervosos e iracundos. (…)

por Clênio Falcão Lins Caldas


CONTROLANDO A IRA
No tempo em que os viajantes costumavam fazer os percursos por trem, um home de negócios a caminho de uma reunião importante pediu a um carregador que se certificasse de que ele desceria do trem às 5 horas da manhã. Imagine como ele se sentiu quando acordou às 9 horas da manhã seguinte, a quilômetros depois do seu destino. Furioso, ele repreendeu o carregador e não mediu palavras! “Eis aí um homem zangado”, observou um passageiro que ouviu falar da história. “Se o senhor acha que ele estava zangado”, disse o carregador, “o senhor deveria ter visto o homem que coloquei para fora do trem às 5 horas da manhã!”.
Podemos achar graça, mas como observou o Dr. James Comer da Yale Medical School, “Temos a sensação de que o mundo está se fechando sobre nós, que há pessoas demais ao nosso redor, e que estamos sendo roubados. Sentimo-nos impotentes com relação aos nossos problemas e explodimos de frustração.”
O apóstolo Paulo disse: “Se você está zangado, assegure-se de que não seja uma ira pecaminosa... não dê esse tipo de brecha ao diabo” (Efésios 4:26). Quer dizer que é sempre ruim ficar irado? Não. Paulo está tentando explicar que a ira mal direcionada abre a porta para o inimigo. No templo, Jesus mostrou que há lugar para a ira justa sobre a injustiça e a exploração. Mas, na maior parte do tempo estamos irados porque achamos que as pessoas não nos valorizam, ou se aproveitam de nós, ou não nos dão o que merecemos.
Novamente Paulo escreve: “Livrem-se de toda...ira...perdoando-se mutuamente...como...Deus os perdoou”. (Efésios 4:31-32). Mas, até mesmo o melhor conselho do mundo é inútil a não ser que façamos algo como ele. Então, se estamos inclinados a ter um temperamento esquentado, comecemos o nosso dia pedindo a Deus para ajudar-nos a agir de forma a honrá-Lo.
Quando estiverem irados, não pequem alimentando seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha com vocês ainda irados - resolvam isso logo. (Efésios 4:26)
Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. (Salmo 37:8)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
017,006010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/