Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

0234 – O QUE NÃO É COACHING

 

CAMINHOBuscando auxiliar o entendimento do leitor faço a distinção de alguns temas que me referi na postagem passada.

Mentoring - Mentoria

Requer a participação de um profissional sênior, considerado mais experiente, oferece conselhos e transmite suas vivências, atua como um modelo a ser seguido pelo aprendiz. Firma-se no fato de que o mentor transmitirá conhecimento o pupilo.

Coaching e Mentoring têm em comum o fato de trabalharem com realizações no presente e no futuro, é uma ferramenta dialógica e interativa, mas difere por estar sempre focado na transmissão do conhecimento em decorrência da bagagem acumulada pelo mentor.

Couseling - Aconselhamento
Acontece quando o cliente precisa de orientação e conselhos. O conselheiro deve ser especialista na área em que o cliente busca auxílio, e o foco também está na solução de um problema ou conflitos pontuais. Por vezes o conselheiro foca na solução final, deixando de abordar nos meios para execução ou questões sistêmicas. O Coach também trabalha com situações especificas e pontuais, porém é mais sistêmico, refletindo com o coachee inclusive sobre o reflexo do processo decisório.
Terapia

A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos, lida com a saúde mental do cliente, investigando origem e propondo a intervenção terapêutica. Tem o foco em proporcionar uma melhora no estado atual em relação ao passado.

Coaching não é nenhum tipo de terapia, embora seja terapêutico, o processo trabalha com expansão, crescimento e reflexão do modelo mental desenvolvido pelo Coachee. Tem seus efeitos terapêuticos, mas não utiliza da técnica própria dos terapeutas, que em algumas áreas requer inscrição em conselho de classe e autorização regulamentar.

Consultoria
Na consultoria, o consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. Independente da variante de atuação da consultoria, esta requer também um profissional com expressivo  conhecimento na área de atuação. Na aplicação da metodologia o Coach não necessita ser do mesmo ramo de atuação do cliente, basta que domine as competências para atender o solicitado.
Treinamento
Treinamento é o processo de adquirir habilidades, colocando-as em prática em um “laboratório”. Você descobre o conceito e pratica-o buscando aprimorar alguma competência. O coaching proporciona ao coachee que identifique e treine áreas ligadas às competências comportamentais, todavia é uma consequência natural do processo.
Não é ensino

No ensino, o professor sabe algo que o aluno não sabe. O Coaching é exatamente o contrário. O Coachee (cliente) é o especialista na área dele, mas precisa do apoio do Coach para identificar oportunidades de intervenção. O cliente é quem tem as respostas, e não o Coach. A transferência de conhecimento se dá automaticamente mediante o dialogo vivencial durante o processo, porém é bilateral, simultâneo e proporcional, muito embora o Coach detenha a técnica e domínio das ferramentas.

Coaching está ligado a resultados que podem ser especificáveis, e não
Se desejar saber mais entre em contato pelo e-mail ou pelo Skype. “Mostre o seu melhor.

Faça COACHING”.
Boa semana!
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
02,0050012
Fonte: imagens da internet.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/