Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

063 - COACHING DE VIDA

BUSSULA

O propósito é outra forte alavanca para concretização dos sonhos. Trazê-lo a realidade é motivo para satisfação, posto que passa ser um fator gerador de realizações. Uma receita básica para isso é medir o dia em relação a nossa jornada de vida, que também recebe o nome de propósito. Assim como para fazer um bolo medimos os ingredientes, também temos que medir o dia em relação a nossa própria vida.

Coaching de Vida (Life Coaching), se propõe auxiliar a pessoas a atingirem e experimentar excelência de resultados direcionando suas ações presentes com expectativas futuras. É um modelo de vida que reforçará sua trajetória em direção aos sonhos e consequentemente aos seus objetivos, pois os nossos sonhos são definidos como pensamentos repletos de emoção e desejos que são diferentes de sua versão noturna durante o sono. Enquanto o sonho do sono é inconsciente (veja definição acadêmica do sonho no sono), estamos abordando sonho como processos mais conscientes, já que passamos 2/3 acordados realizando coisas.

Entendo os sonhos como vontades que influenciam o rumo de vida nos seres humanos. Já dizia o poeta Fernando Pessoa “navegar é preciso, viver não é preciso” com isso entendemos que fazer as coisas é necessário e isso requer uma dose de precisão em nossa rota, é indispensável, porém a vida não pode ser traçada com a mesma exatidão, o que não isenta de (Re)-reavaliar metas e objetivos. Pela falta de precisão e exatidão em nossa vida necessitamos obter um modelo (método) para dar ordem e rumo a ela, seja em nossas metas, seja em nossos objetivos e então concretizar o “sonho”.

Com o Coaching tratamos do que fazer, como também de como não devemos deixar os dias e eventos frustrantes nos impedir, os momentos de abatimento do coração nos desapontar, a impaciência e desmotivação com situações e pessoas nos afastar da rota e/ou retardar nosso progresso. Muitas vezes somos tomados de uma grande insatisfação, que gera um desconforto interior muito grande, mas nem sempre conseguimos identificar com exatidão o que a esta gerando isso, outras vezes até conseguimos descobrir o que está nos aborrecendo, mas não sabemos como mudar o rumo das coisas, ou retomar as rédeas de nossa jornada. Em ambos os casos, estaremos fadados a duas coisas: uma, é não exterminar com a frustração, e outra é não progredir para o estado desejado.

Neste caso é importante lembrar que tal sensação desagradável de frustração servira de alerta para nos informar de que algo esta errado, porém essa sensação não deve perdurar como integrante de nossa personalidade, mas tão e simplesmente nos auxiliar para corrigir a rota.

Meu alerte nesses poucos dias do ano novo é: ao invés de focar no que não quer, objetive e especifique o que realmente deseja. Se houver alguma dificuldade conte comigo. Coaching é para isso mesmo!

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,

 

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching

.

desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto

 

14,07090

Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/