Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

0209 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge – INTRODUÇÃO

(continuando...)

 
(H-25-c.) - 8 Lições do Ideal de Cooperação
2ª Lição – Para cada história de sucesso houve uma de fracasso;
Para que algo tenha sucesso é indispensável ser honesto!
Julguei como justa e honesta a abordagem de SENGE, e equipe, ao reconhecer e apontar as limitações das novas técnicas por eles apresentadas. Projetos iniciaram e não criaram raízes, algumas equipes os abandonaram depois de alguns meses. Outros não aguardaram os resultados, ou, até mesmo, se permitiram penetrar até às mudanças profundas na cultura e nas práticas tradicionais. Outras se frustraram por não (i) ter poder de agir nos domínios sobre os quais estão aprendendo, ou (ii) não tiveram apoio organizacional para sustentar o tempo e energia suficientes para desenvolver novas capacidade de aprendizagem, ou ainda (iii) não desenvolvem o profundo comprometimento em fazer o trabalho árduo requerido delas, seja pessoalmente ou interpessoalmente.
Vender a ideia de um programa miraculoso, que é infalível acaba por denegrir a inteligência do interessado, que vai se preparar mal para enfrentar as dificuldades que nem imagina que encontrará.

Como Coach acabei deparando com os dois grupos de pessoas, as que sairão vencedoras e aquelas que sairão derrotadas. Os derrotados se manifestam por três equívocos: 1- não sabem o que querem; 2- não sabem como vão; 3- não mensuram a jornada. A exemplo de alguém que deseja viajar, mas não sabe para onde vai, ou quando sabe, não sabe com qual veículo, e por fim não verifica seu mapa, rota e a evolução da viagem.

O próprio SENGE compartilhou a descoberta de uma aluna ao comparar o fato de alguém ter dificuldade de aprender trigonometria em três dias não invalida a ciência, mas esse é o pensamento nas empresas. Até lá eles depararam com essa trilogia derrotista dentro do maior centro de educação de alto nível nos Estados Unidos, que é o MIT (MASSACHUSETTS INSTITUE OF TECHNOLOGY – ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Mas sobrou os vencedores... esses aprendem desde o aprendizado alheio!
(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
02,0110100
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/


.