Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

0256–ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE COACHING - II

 

O medo é uma agente nefasto e bloqueador de mudança, se nunca receber a intervenção apropriada logo se instala um processo limitante e bloqueador de progresso. Para inibí-lo deixamos o julgamento de lado e passamos a desenvolver um processo investigativo.

Ao utilizar o programa de coaching nos tornamos mais detetive do que juiz. Por meio do desenvolvimento das competências gerenciais na identificação das habilidades pessoais, bem como, potencializar o desenvolvimento de outras.

Lendo o livro “A quinta disciplina”, de Piter Senge acabei por descobrir que discussão é a conversa de 1+1=1 ou -1, ao passo que o dialogo é conversa de 1+1=2 que também pode ser 3 ou mais. Eu explico. A discussão é a modalidade onde dois lados expõem cada um seus argumentos, porém é pouco eficaz, pois, um dos lados visa sobrepor ao outro, ganhando à discussão, não buscando um entendimento, por isso a ideia de um lado não se soma a do outro. Cada lado está fechado em seus próprios entendimentos. Quando isso ocorre nunca se busca empatia – se colocar no lugar do outro –, e mais, surge a sensação de que se a minha ideia não prevalecer estou perdendo, se a ideia não veio de mim ela não é boa, se eu concordar com algo do outro, ou o que ele falou, ele é melhor e eu pior.

Mas por outro lado na conversa em que cada lado vem com uma ideia e existe abertura para se juntar e ouvir e entender, até mesmo para se imaginarem na posição do outro algo mágico ocorre, todos ouvem as ideias uns dos outros, logo outras oportunidades começam surgir. É assim que ideia de um soma a dou outro e se faz geradora de uma terceira ou quarta ideia, prosseguindo até se amadurecer o entendimento comum.

A capacidade de dialogar é oposta a capacidade discussão. Mas se discutir com outros já é pouco produtivo, quanto mais discutirmos conosco mesmos. Isto é nem um pouco produtivo para ser gerador de mudança. Para haver mudança é necessário verificar as ancoras de nossa resistência. Boas ancorar favorecem mudanças estas estão baseadas em crenças e valores pessoais.

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
011,0010130
Fonte: imagens da internet.       
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/