Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

031 - LIBERDADE HUMANA

Aguia2

A liberdade é um dos mais valiosos direitos da pessoa humana. O hamster pode viver “tranquilo” em sua gaiola de 2 ou 3 andares, com sua bela roda giratória. Proteção, comida e água fresca lhe garantem uma vida segura, aparentemente dinâmica, vivendo dentro de um tipo de “academia particular”. Mas, o que uma pesquisa de opinião pública registraria neste caso? Satisfação efetiva ou ativismo ?!

MUNDO EM 4 PASSOS

Numa palestra um ex-prisioneiro de guerra relata que vivera por anos em um calabouço fétido, de apenas 4 passos. Quando foi posto em liberdade, andou 4 passos, na porta, olhou para trás e sentiu receio de deixar a segurança de sua cela. Estava acostumado aquilo e temia avançar para um novo mundo. Lidar com a liberdade era um desafio desconhecido que o obrigaria a romper com sua zona de conforto, ainda que estreita e cruel. Agora à porta de sua masmorra sentiu forte atração em voltar para dentro. Mas decidiu que correria a partir do quinto passo. Em sua mente corria como uma gazela rumo às novas aventuras, mas na realidade cambaleava retorcidamente, devido atrofia muscular adquirida no confinamento.

No preâmbulo da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (DUDH) lemos: Que são direitos iguais, inalienáveis e fundamental o da liberdade, ainda que de palavra, de crença e a liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade. Ela foi proclamada como a mais alta aspiração do homem comum (...). No Artigo 2º da DUDH diz que esse direito é inerente à toda pessoa, sem distinção de qualquer espécie, ou qualquer outra condição.

Há registro de um recruta que se alistara novamente depois de cumprir o serviço militar, por não suportar viver sem receber ordens e fora de um sistema com regras e delimitações estreitas. Para Victor Frankl, prisioneiro nazista do campo de Auschwitz, descobriu que a “última das liberdades humanas” seus carrascos não podiam retirar, ele era livre para decidir sobre seus sentimentos. Seus algozes podiam controlar completamente a situação e o ambiente externo, conseguiriam fazer o que quisessem com seu corpo, mas somente Frankl teria o poder de decidir, dentro de si, como aquilo iria afetá-lo.

Nos artigo 18 e 19 da DUDH se constata a liberdade de pensamento, consciência, opinião e expressão e, acredito eu, inclusive em crer e obter o máximo de seu potencial, de realização e desfrutar com satisfação do resultado de seu trabalho. Isso tudo dignificará não só para sua pessoa, mas a todos os demais seres humanos com os quais compartilha este universo.

Henry Ford já havia sentenciado: “Se você acredita que pode, ou se você acredita que não pode, de qualquer forma você tem razão”, só não a terá mais, está razão, em murmurar e resmungar por crer assim. A liberdade está diante de todo o ser humano, muitos a entregam a outros. Outros a escondem de si mesmo e justificam suas não realizações com oratória perfeitamente impecável. O programa de coaching gera poder e autoridade para o próprio coachee se libertar de seus grilhões e amarras. Esta assessoria se propõe a estruturação e ampliação daquilo que pode leva e consolidar a liberdade em vários níveis do individuo. Com alavancagem em uma área específica erradia-se positivamente em outros departamentos com resultados efetivos.

Caso tenha interesse, entre em contato.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching

desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
5,06090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/