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segunda-feira, 1 de julho de 2013

0212 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

(continuando...)

 

 

(H-25-f.) – 8 Lições do Ideal de Cooperação
5ª Lição – Expansão do grupo de defensores iniciais e a consolidação do programa se darão à medida que se comprova os méritos práticos.
Tem sido extraordinário esse exercício que me propus de compartilhar alguns comentários sobre a obra de Peter Senge. Nesta quinta Lição, do Ideal de Cooperação, fica evidente que os resultados justificam a motivação de participar mais, inclusive ampliando para com outros colaboradores. O efeito “Tomé” coorporativo. Quando SENGE apresentou sua ideia de organização que aprende, e culminou com a criação de um centro de experimentação que se deu entre algumas empresas, cuja diversidade era desde tamanho, seguimento até atuação. Surgiram algumas lições que estou compartilhando nestas postagens e faço tendo a obra ao meu lado.

Os defensores iniciais são aqueles que idealizaram um determinado projeto, ou já foram apresentados ao mesmo e já passaram pela fase de apropriação que abordei na postagem anterior. Existe um princípio na multiplicação daquilo que compartilhamos. Vejo prova disso na passagem do Messias judeu pela terra, chamado Jesus de Nazaré, que mesmo sendo Cristo (O Ungido) durante três anos treinou um pequeno grupo de homens e os encarregou espalhar sua mensagem pelos lugares mais longínquos da terra, mesmo que sobre ameaça e perseguição. Ao longo de dois mil anos não desistem, ainda hoje tem gente morrendo por contar Uma Boa Nova. Desde então, quanto mais compartilham, mais espalham e mais tem. Isso é incrivelmente inspirador e um bom tema para outra postagem! Mas em uma organização, independente de sua atividade, nisto incluo até as eclesiásticas e as não comerciais, sempre haverá a necessidade de expandir (compartilhar) o conhecimento adquirido, para que o processo de expansão seja permanente e solido, isso foi o que mais me motiva nesta série.

A equipe de SENGE acabou por identificar dois motivos, um a necessidade de experimentação prática mediante testes contínuos para dois benefícios interessantes: (a) manter a honestidade de todos, não só por acreditarem no projeto; e (b) forçava testar, continuamente, os méritos e métodos, abertos a descobrirem novas formas. Outro motivo para o teste continuo onde ocorre a comprovação dos méritos práticos, se dá em virtude de que cada vez mais pessoas se achegarão ao grupo e se engajarão e aprenderão, com isso desenvolvem, voluntaria e desejosamente na busca de novas capacidades de aprendizagem em função dos benefícios práticos para seu trabalho, e consequentemente, para a organização.

A vontade de expandir o aprendizado e a consolidar o programa, como parte de um processo da organização que aprende, se dará à medida que se comprova os méritos práticos de que pensamento sistêmico depende do meu modelo mental, que pratico e do meu domínio pessoal das minhas questões comportamentais.

Como Coach é difícil não associar as competências do aprendizado coletivo, dentro de um grupo os integrantes podem apresentar níveis variados de interação e abertura tanto para ensinar quanto aprender. Mas o progresso ocorre quando a motivação é comum, do contrario, teremos um ajuntamento prestes a conflitar.
(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

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No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
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