Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

0206 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

(continuando...)  



(G-24) - Indagações e experimentações coletivas
cestaDentre as lições de SENGE uma delas reforçar meu entendimento, como um eco derivado do treinamento em coaching, e a que trata do fato da aprendizagem ser algo constante, uma jornada infinita. No processo de aprendizagem temos um início, o ponto de partida de todas as coisas; também um meio na qualidade de caminho pelo qual trafega, porém não temos um fim, mas uma finalidade, pois, pelo fato de ser constante, o processo, nunca se acaba, ou termina, ou encerra, ou finaliza, mas continuamos dia após dia persistindo. Observo que a medida que um elemento novo é introduzido em um cenário já existente, deparamos agora com um novo cenário, por mais singelo que seja esse elemento ele tem a capacidade de modificar todo a cena. Partindo deste pressuposto, de novo cenário, devemos verificar e interagir com ele como se existisse pela primeira vez e repetiremos isso toda ocorrência de novo elemento. Imagine a cena de três pessoas dentro de um carro, se na tomada dois invertermos passageiro e motorista, trocando suas roupas entre si, embora continuemos com todos os elementos da primeira tomada, já não é mais a primeira cena, mas outra.

Não é diferente com o poder da descoberta. Para SENGE tão logo encerrado o livro, outras lições ficaram claras, sinal que um novo cenário a se descortinar diante dele. A próxima etapa, à necessidade de esforço sustentado, no tocante a colocar em prática as disciplinas de forma continua e permanente figura como um desafio, pois implantar a ideia lançada de forma perene e constitui, no meu modo de ver qualifico como os dois elementos com a chaves-mestre. Ele destaca que os ocidentais são mais imediatistas, objetivista, acostumados a comprimidos e injeções e etc., terão que se esforçar, e muito, quando comprarem a proposta de direcionar profundas mudanças culturais em suas organizações focadas no aprendizado. SENGE nos ensina que em chinês aprender, significa literalmente “estudar e praticar constantemente”. Não é algo que ocorre em uma hora e ponto final, mas “implica em profundas mudanças culturais”.

Além de continuo, o trabalho também deverá ser coletivo e de forma conjunta, onde todos trabalham em conjunto nunca coletivo de forma individual. Nas organizações o trabalho direcionado para aprendizagem só pode dar resultados positivos quando realizado por uma equipe. A comunidade, ao trabalhar junto produzirá uma gama mais ampla de experimentos com ferramentas e métodos existentes, e até mesmo introduzindo elementos novos, modificando ou desenvolvendo ferramentas e métodos de forma que, como dito inicialmente, a obter um novo cenário. SENGE chega a dizer que essa prática não só pode acelerar e facilitar o processo como ainda minimizar o que poderia impedir / retardar o progresso, o que ocorrem em quem trabalha isolado. Particularmente, para mim, é muito melhor o trabalho conjunto do que isolado. No processo coletivo todos os atores são autores do conhecimento, protagonistas, ao passo que, quando o conhecimento é produzido em laboratório hermético, ainda terá que enfrentar os custos do repasse e as resistências decorrentes. Neste último vemos a reminiscências do velho “manda quem pode obedece quem tem juízo”.
(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
012,010010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/