Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

0202 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

 

(C-18) – Modelo Mental do Modismo

Continuando o assunto sobre “A Quinta Disciplina”, de SENGE, é evidente que ele aborda sobre os modismos voltados para a administração. Nesse meio é comum o ciclo do modismo em questões sérias. Mas em seu caso, SENGE ficou alerta para que suas ideias fossem colocadas em práticas e seus resultados surgissem, independente do modismo e confirmasse sua efetiva contribuição. Sem o que jogaria por terra todo seu empenho de gestação da obra, parida ao cabo de dois anos e meio. O resultado de um modismo cria um novo padrão de modelo Mental, a exemplo de um estudo da Arthur D. Little, revelou que somente 1/3 do 500 gerentes achavam que o programa de qualidade total gerou impacto competitivo. Um estudo da McKinsey, revelou que 2/3 dos PQT foram interrompidos por absoluta incapacidade de gerar resultados. Vejo que a decisão foi tomada por alguém que não estava preparado para tanto e fizeram porque estavam fazendo, mas nem para certificarem se estavam certos ou errados.

Senge alerta, o PQT revolucionou o Japão e o processo de produção americano, mas como não viram resultado em dois meses, desacreditaram no programa. Um exemplo que bem ilustra sobre o surgimento do modelo mental é dado por uma aluna de Senge. Se os “conceitos de cálculos matemáticos fossem inventados hoje e as empresas enviassem seus funcionários para cursos de três dias, mas após 3 meses não apresentassem os resultados esperados, eles concluiriam que tudo tinha pouco valor e seguiriam adiante com outra coisa”.

Como Coach sempre deparo com o imediatismo a busca pela formula mágica, são pessoas que se interessam pelo programa por recomendação de um amigo, ou por influência de uma reportagem, ou mesmo por causa da indicação do terapeuta, até por causa da apaixonada propaganda que faço. Logo elas entram no “modismo” junto com o grupinho da “Maria-vai-com-as-outras”, cuja ascensão e declínio se assemelham aos foguetes de festa junina. No inicio a maior empolgação, mas na hora que a coisa exige empenho verdadeiro, não volta nem para contar sua história.

Na escola muitas crianças fazem experiências com o feijão, plantando-o no algodão, é possível acompanhar o romper da casca, o surgimento da raiz e da folha, mas não vamos longe ao ponto de colher vagem alguma. Na vida profissional não podemos conduzir nosso crescimento em um algodão umedecido. Temos que dedicar tempo, recursos, estratégias e muita persistência até obtermos o resultado pretendido. O programa de coaching ajuda a não dormir ao volante, principalmente quando estamos em uma estrada sinuosa ladeada por abismos.

Se está buscando qualidade em suas ações, está na rota certa. Até a próxima.

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
014,009010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/