Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

009 - Como vai seu CHA?


Seja no mundo coorporativo seja na vida privada para desfrutar de uma vida ou carreira promissora necessitamos de muito CHA. Esse é um acróstico sobre: Conhecimento Habilidades e Atitudes. Seguem algumas observações.
Primeiramente você precisa se conhecer e bem. Saber identificar e avaliar seu nível de conhecimento. O conhecimento reflete 50% nas habilidades, quando é possível direcionar ações, aperfeiçoar à técnica etc. Os outros 50% vem das habilidades naturais da pessoa, das competências peculiares dela, do que lhe é nato, ou até mesmo quando exercita empiricamente por anos a fio. O último ingrediente do CHA é a atitude.
Atitude se revela pelas ações, pelo comportamento, pela postura, pelo posicionamento, com base nos valores e ideologia pessoal. O Conhecimento pode ser adquirido ao longo da vida pela experiência ou de forma acadêmica. O conhecimento técnico cria possibilidade e habilita uma pessoa para atuação em determinadas áreas profissionais (engenharia, contábil, jurídicas, médicas). Habilidades revelam a maestria no uso do conhecimento. Não é raro encontrar pessoas com prática e habilidade em determinada coisa e com pouco conhecimento acadêmico. Desses três ingredientes atitude é o único que, originalmente, vem de dentro para fora. Enquanto conhecimento e habilidade recebem grande influência do mundo exterior, atitude é que influência muito mais o mundo exterior. Atitude é um dos ingredientes que mais chamam a atenção na atualidade, pérola rara aos olhos do mercado...
'87% dos profissionais estão sendo demitidos não por falta de conhecimento técnico e sim pelo seu comportamento e atitude.' Fonte: Revista Você/SA.
O comportamento do profissional moderno é medido pela sua atitude - um profissional só é completo quando consegue aliar esses elementos. Exatamente por isso que os investimentos em educação comportamental crescem significativamente em todo o mundo. Mas todo investimento nessa área só resulta em bom proveito se a pessoa estiver comprometida com o processo. Caso contrário é "jogar pérolas aos porcos".
A metodologia do coaching proporciona ao coachee (cliente) identificar elementos internos que o motivem a modificar suas atitudes, e/ou a desenvolvê-las, é encontrar perolas em seu interior para exibí-las da forma certa.
Sucesso para todos...!
Um bom fim de semana. Abraços,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                               Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

SKYPE: gerson.sena.de.casto

6,040090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/