Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

069 - TRANSFORMAR DESEJO EM PROPÓSITO

 

No contexto de desenvolvimento humano o Coach se refere ao profissional que se utiliza de técnicas (metodologia do programa) de seu conhecimento para auxiliar o cliente (coachee) a identificar suas metas e a obter o que se propõe. A meta pessoal ou profissional se torna o objetivo do programa e alvo de todo trabalho. Entendo que o querer – subjetivo – do coachee pode ser muito mais amplo do que ele se dispõe a realizar – objetivo – e o que ele verdadeiramente está disposto a fazer é bem menos do que o necessário. Resumindo: quer uma caminhão, fala em uma pick-up, mas está disposto fazer um carrinho de mão.

Diante desse quadro deparamos com a existência de uma brecha entre o que ele quer e o que de fato está disposto a fazer. Mas quando ele (cliente) identifica esse gap fica ao critério dele transformar esse desejo em proposta de ação. Neste caso somente quando ele se propõe a fazer o que é necessário é que de fato o desejo será realizado concretamente e assim obterá o sucesso que abordei na postagem anterior.

A vontade e desejo são elementos do processo de realização que é dividido em dois níveis. O primeiro nível compreende o desenvolvimento de uma habilidade ou competência e/ou melhoria das que possui; o segundo engloba as etapas necessárias até a conquista da situação desejada.

Sem a base não há como edificar com solidez e segurança e estar certo que nada ruirá sobre a cabeça bem na "hora da festa". O programa de Coaching adota um modelo que procura trabalhar missão, crenças e valores alinhando com expectativas, muitas delas proveniente dos sonhos e desejos do coachee, podendo ser para ele próprio. Muitos desejos envolvem outras pessoas, mas quando isso ocorre é possível realizar somente o que depende exclusivamente dele. Só nos comprometemos com coisas significativas para nós e uma meta de outra pessoas só nos será relevante quando nos apropriarmos dela.

Muito embora o desejo exista pode estar esparso em seu interior, quando organizado por ele levará o cliente do estado atual ao pretendido com mais celeridade e eficácia. Isso é possível, pois o programa favorece o direcionamento e a prática de ações efetivas que periodicamente são mensuradas tanto pelo progresso quanto pelo resultado, aliando a checagem destes com as pretensões iniciais.

Para quem planeja o realizar é facultativo, mas para todo realizador, planejar é obrigatório. Planeje-se para o sucesso, para vencer e desfrutar do sabor da vitória.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching

.

desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto

 

29,07090

Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/