Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

0220 - SÉRIE –10 MANDAMENTOS E AS ORGANIZAÇÕES: ‘AMAR A D’US SOBRE TODAS AS COISAS’

 

Porque a harmonia de uma orquestra nos chama tanto atenção? Cada instrumento é um sistema independente, mas a conjunção deles nos permite observar a sutileza de um flautim e da sineta, ou a pujança dos surdos e dos metais. Cada instrumentista é livre para fazer o que quiser, mas são as pequenas marcas da folha pautada e da batuta na mão do maestro, que coloca disciplina e faz arrebatar atenção do homem mais simples.

Os Dez Mandamentos é o nome dado ao conjunto de leis que, segundo a Bíblia, foram originalmente escritos pelo D’us YHWH (Iavé) em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (as Tábuas da Lei), conforme narrado no livro de Êxodo (20:2-17).

Como o Decálogo, D’us pretendia estabelecer um acordo de convivência dentro de uma nova aliança que Ele estava propondo ao povo hebreu, recém liberto da escravidão egípcia. Hoje, é amplamente conhecido pela humanidade e largamente difundido mundo a fora. Essas regras seriam uma base mínima e fundamental para uma relação de convivência harmoniosa entre o Supremo e seus fiéis.

Bem, o Supremo nos inspira adaptar essas regras nas organizações. E não seria por menos, se dá certo no negocio d’Ele, imagine-o entre os mortais. A julgar pelo seu artigo primeiro: “Amar a Deus sobre todas as coisas”; a inspiração é bem fecunda.

Mas o que podemos aprender com eles e o que podemos adaptar nas organizações mais céticas? Muitas coisas, só basta abertura para tanto! Não há necessidade do leitor professar uma confissão religiosa para colocar esses 10 artigos em prática, seu benéfico será o mesmo. Qualquer indouto entende o princípio da lei da gravidade sem nunca ter estudado física quântica.

O Criador de todas as coisas inicia o Decálogo com o mais nobre dos sentimentos, o amor. Este é um sentimento que induz a aproximação, a proteger e conservar a pessoa pela qual se sente afeição. Está presente quando nutrimos forte afinidade, intensa atração, ligação afetiva e estima por alguém. Isso só bastaria, para um ano inteiro de postagem.

O amor é o mais nobre dos sentimentos e a pessoa que consegue praticá-lo em sua essência já se adiantou e muito, dentro de sua escala evolutiva individual, em alto grau. Ao amar um Ser Supremo, estabelecemos e ampliamos a escala de valores extraordinariamente, pois conseguimos replicar às outras obras da criação. 

Mas, o que amor tem a ver empresas? Este sentimento pode perfeitamente ser aproveitada em qualquer organização. Afinal, a pessoa que ama respeita valores, a organização, a ordem, a hierarquia de superiores e subordinados, e se respeita também. Respeita tanto os conhecidos quanto os desconhecidos, os clientes, os fornecedores, quanto os consumidores, indo do meio ambiente aos governos.

A empresa é uma forma de disciplinar o ajuntamento de pessoas. Nelas poderemos exercer dons, habilidades e competências de forma organizada e visando um fim proveitoso. Quando amo respeito os recursos confiados a mim, pela organização, ou em mim, pelo Criador, refletindo de forma sistêmica e harmoniosa como numa orquestra.

Estamos vivendo numa época de crises de valores, razão d’eu recomendar aos recrutadores, checarem se o candidato tem esse critério, visto que o candidato não deixará de checar se a organização ignora esses princípios. Afinal, o processo de seleção não é só da empresa, pois ninguém quer se agregar a uma organização que fere princípios basilares, inclusive contra ele próprio. Um empreendimento não se faz sozinho. É a conjunção de recursos financeiros, pessoas e técnicas que favorecem o embrião do sucesso.

Não seja somente um conhecedor do Decálogo, mas sim um praticante – Deixa D’us te usar!

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
022,0004011
Fonte: imagens da internet. Bonder, Nilton – Código Penal Celeste: RJ, Elsevier, 2004.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/