Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

0205 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge -

 


(F-21/23) - Diálogo.
Assim como Piter Senge marcou sua época, cada um também tem sua oportunidade de marcar a sua breve existência terrena de forma a deixar sua contribuição ao desenvolvimento. De minha parte estou registrando aqui, neste blog, algumas reflexões e “provocações”, enquanto outros escritores não o fazem. Em breve estaremos comemorando 7000 vistas. Já ultrapassamos 200 postagens. Mas qualquer um que chegar hoje, poderá ler e ver o que já registramos. Sendo ou não uma singela contribuição, eis a minha, atualmente sobre a influência de SENGE. Mas prosseguindo...

SENGE afirma que tudo se dá por meio do dialogo, uma palavra de origem grega [diálogos, pelo latim dialogus – 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Troca de ideias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia], cujo sentido de “fluxo de significado”, é considerado um elemento básico na aprendizagem em equipe, pois “muitos guardam um profundo desejo de redescoberta da capacidade de conversar uns com os outros”. A capacidade dialógica do ser humano o defere de outros animais. A diferença entre discussão e dialogo é simples, no primeiro uso os argumentos para vencer alguém já o segundo além da escuta ativa tem a interação, construção conjunta.

Em plena era dos terabytes e da nanotecnologia ainda deparamos com a maior dificuldade da humanidade, trata-se da comunicação. Milhões de investimentos em equipamento, conhecimento, pesquisa e treinamento, e a maior dificuldade da humanidade é a coisa mais antiga de todas, dialogar. Engana-se quem imagina que estamos falando de falar e ouvir e também sobre conversar, visto que a conversa conta com temas aleatórios e não produz resultados concretos, e para mim dialogo é quando utilizamos a capacidade íntima de expressar e entender dentro de um contexto e propósito. É um exercício mais complexo, embora singelo. Gostei quando SENGE escreveu: “Só mudando nossa forma de interagir podemos estabelecer visões e compreensões compartilhadas, e novas capacidades de ação coordenada. (...) Temos uma profunda tendência a ver as mudanças que precisamos efetuar como estando no mundo exterior, não em nosso mundo interior.” Evidentemente ele alerta quanto nossa rigidez sobre os “modelos mentais” que praticamos e invariavelmente afeta nosso olhar organizacional, no meu modesto modo de entender só vemos da forma que gostamos de ver.

Aprender é desafiador, para SENGE, “pode ser assustadora ao confrontarmos crenças e pressupostos consagrados. Não pode ser feita solitariamente. Só ocorre dentro de uma comunidade de aprendizes.” Não haverá troca de sem doador e receptor, podemos ser organizados individualmente, mas não podemos construir uma organização sem pessoas. A capacidade dialógica não depende das ferramentas tecnológicas, mas de nossa capacidade e abertura, de sermos acessíveis a fala do outro e responsivos aos seus argumentos, assim posso até convencer alguém da veracidade dos meus argumentos, ou até mesmo construir um entendimento novo, não mais meu, mas agora, nosso.


(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
05,010010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/


.