Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

040 – SABOTAGEM…! EU…?

responsabilidade individualEm épocas de Pan-Americano vamos aos esportes que tanto inspiram os Coachs. Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara acontecem entre os dias 13 e 30 de outubro e contam com a participação de 42 países, entre eles nosso Brasil, se varonil ou não, veremos. 

Minhas as andanças pela internet acabam por despertar lembranças das Olimpiadas. Já disse que o propósito deste blog e abordar a respeito do programa de coaching. Mas ao deparar com uma postagem da jornalista Sylvia Marteleto, acabei me inspirando em falar de um assunto que entendo um pouco.

Ao motivo: Em seu blog a jornalista Sylvia Marteleto afirma que o pífio desempenho dos nossos atletas nas Olimpíadas de 2008, Pequim, China, se dá mais pela atual postura nacional de nunca investir numa política desportiva brasileira do que pela baixa qualidade atlética, propriamente dito. Desde a perda da medalha até a volta à "pátria amada" foi um chororô geral e junto com eles uma epidemia de pedidos de desculpas pelos resultados sem medalha. Para Marteleto o problema é mais politico do que técnico, ela escreve: Desculpa é aquela que todo brasileiro tem direito toda a vez que tenta viver. Isso não ocorre somente nas raias, quadras, campos e pistas esportivas, mas também vemos muito descaso na educação, com o meio ambiente, com habitação entre outras crateras da ausência estatal.

No Brasil temos, atualmente, 64.800 políticos se "dedicando" em cuidar do Brasil e das coisas dos brasileiros, distribuídos entre: 81 Senadores , 513 Deputados Federais, 27 Governadores e seus 27 vices, 1.036 Deputados Estaduais, 51.748 vereadores, 5.564 Prefeitos e seus 5.564 vices, o que daria um politico para cada 2.952 habitante. Em entrevista ao jornal eletrônico Cidade do Brasil, (Ed.3, junho/99), o Senador Álvaro Dias do PSDB/PR, propõe a redução do número de parlamentares, por entender que é muita despesa para pouco resultado, Ele afirma:
A força está na qualidade e não na quantidade. Precisamos mudar no Brasil esse conceito de que quantidade é eficiência. O contrário sim. De que adianta no Brasil milhares deputados em qualquer região se estão desgastados, desmoralizados, sem nenhuma importância para a população.
(Será que está falando de "polititíca"? Mas sigamos adiante.)

O Comentário: De política eu posso não entender muito, mas entendo sobre: os sabotadores de resultados. É bem verdade a hipótese de uma sabotagem do próprio inconsciente, mas também temos a sabotagem inconscientemente real, ou seja, aquela que eu não percebe, ainda, posto que não está em um mundo mental, mas sim bem real e pertinho de cada um de nós. Sua ocorrência: toda vez que negligencio algo que efetivamente é importante. Algo de grande valor dentro dos meus critérios de valores.

Você já viu o caso daquela mulher de negócios que chega a presidência de uma grande empresa, galgando degrau por degrau da carreira, mas ainda está muita insatisfeita com algo. Ou o caso do politico famoso e respeitado por todos, do pesquisador com renome internacional, ou daquele empresário empreendedor visionário que montou uma cadeia de negocio, mas todos estão intimamente insatisfeitos em suas vidas? Pior, insatisfeitos com algo que nem sabe bem o que é. Isso ocorre por um simples fator. Durante suas trajetórias rumo ao brilhantismo e sucesso, negligenciaram algo extremamente importante para si. Atingiram seu alvo, porém erraram em suas metas e sofrem com as consequências, por falta de propósitos e metas bem mensuradas. É a distorção e falta de ajustamento entre valores com nossa missão.

O brasileiro não tem medo de trabalho, nem quando este é pesado, toma o maior “caldo” e se "levanta, sacode a poeira e dá volta por cima", isso porque, “verás que um filho teu não foge à luta”, todavia necessita descobrir que "há mais mistérios entre o céu e a terra, do que" toda a nossa vã e inexperiente força de vontade.

Olha que Álvaro Dias já afirmou: "quantidade não gera eficiência". Concordo com ele!
 
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching

desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
14,06090
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

O pecado de Hipólito foi achar necessário pedir desculpas para o Brasil por não ter conseguido uma medalha, sendo que o Brasil não se desculpa por Diego Hipólito ter nascido aqui.