Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

012.a - CRISE OU OPORTUNIDADE...?!

 
Ao visitar o site da minha amiga coaching e peer Coach Lucy Cintra reencontrei uma explicação sobre o ideograma chinês relacionado à palavra crise. Posteriormente ela me deu uma aula sobre um pouco do que ela aprendeu sobre o idioma. Muitos já viram octograma com três riscos em cada face, tendo no centro um circulo com o símbolo Yin & Yang. As linhas contínuasPakua representam o Yang (o convexo, a força, o movimento, o masculino) enquanto as linhas quebradas representam o Yin (o côncavo, a fraqueza, a quietude, o feminino). Pois bem, aprendi que aquela “mandala” na verdade é parte do alfabeto chinês nela contem três riscos que inspiram a criação do código de barras. Os traços inteiros e seccionados representaram o código binário do 1 e 0, bem como a combinação desses em grupos de três, o trigrama, formam uma palavra existindo na outra extremidade outro trigrama que compõe um hexagrama. Conjugando 2 trigramas sobrepostos temos 64 Hexagrama do I Ching, sendo que o trigrama que está em cima tem uma polaridade, um aspecto, o que está embaixo é seu oposto complementar facilita o entendimento do idioma e o que retrata esta cultura milenar. Aprendi que o hexagrama CRISE também está presente na “mandala”, significando perigo que basta virá-lo de cabeça para baixo, surge outro hexagrama formando a palavra OPORTUNIDADE. Neste momento Lucy destaca:
“Percebemos, então, que Crise e Oportunidade são dois opostos complementares, ou como diz o ditado: são dois lados de uma mesma moeda. Tudo já traz em si seu oposto complementar.... e esse aspecto é fundamental entender.”
Muitas coisas novas surgiram em épocas de crise, muitas descobertas foram potencializadas pela necessidade. Então não se abata diante situações aparentemente difíceis. Abra os olhos e a mente para contemplar uma nova maneira de fazer algo velho de forma nova, ou até mesmo algo novo, ampliando assim o nível de descobertas. Gosto de uma frase de Albert Einstein que diz: “A síntese da estupidez consiste em querer continuar fazendo a mesma coisa e obter resultado diferente”. Não é a toa que o chamam de gênio!

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto
 
10,0409
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/