Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2013

0219 - SÉRIE – 10 MANDAMENTOS E AS ORGANIZAÇÕES: ‘NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM’

 

Estatísticas mostram que   a vida de uma grande empresa gira em torno de 40 anos, mas nosso SEBRAE apresenta estudos que 71% das empresas fecham as portas em até cinco anos. Qual a razão da baixa longevidade? Falta de capacidade administrativa!

O Supremo entregou os mandamentos aos homens com a finalidade de facilitar a vida humana na terra, sendo útil para orientações de convivência uns com os outros, e todos com o Criador. Do contrário, o caos que pairava antes da criação de tudo, voltaria a existir em um mundo, cuja nossa natureza humana não mais o suportaria, o que comprometeria a sobrevivência do gênero humano.

Gostei de ouvir certa vez que nascemos em um jardim e que jardim é um lugar organizado, ao passo que uma floresta - embora tenha sua organização - não segue o mesmo padrão. O Criador gosta de tudo com decência e ordem.

O Criador manifestou um tipo de sentimento, que entre nós, comumente o denominamos de "ciúmes". Iavé queria exclusividade da relação com a criatura. Ele sempre buscou com empenho fidelizar o cliente, sendo fornecedor exclusivo de todo suprimento que o homem pudesse necessitar. D’us tinha o domínio da relação, uma vez que era Ele o idealizador e detentor majoritário/exclusivo do Copyright.

A antítese do mandamento, título desta postagem, seria a criatura construir outro deus, para substituir o Criador. Quando isto ocorre no casamento chamamos de traição; no comércio, infidelidade; mas aqui vamos chamar de idolatria, a saber, neste caso: construção de ídolos próprio pelas próprias mãos do homem.

Esses novos ídolos foram construídos num tipo de imitação bem falsificada e com matéria prima inferior (talvez contaminada com metais pesados e tóxicos), sem a menor garantia de eficácia, e flagrante desrespeito aos direitos autorais anteriores, aos princípios da verdade e ainda é uma afronta a legalidade e a retidão. É o que caracteriza uma mentira e esta subverte a ordem natural das coisas, corrompe a verdade, ilude, induz ao erro e engana.

Agora, o homem com o Copyright próprio criava um novo padrão, e com seu modelo passou a ter independência para adorar a quem bem entendesse, da forma e hora que lhe conviesse. Surgia a primeira joint venture com então desempregado e despejado, senhor Lúcifer.

Uma organização para prosperar precisa estar embasada em fundamentos sólidos, sadios e verdadeiros. Para crescer, necessita defender ardorosamente valores éticos, legais e morais, sob pena de sucumbir frente a corrosão de uma estrutura frágil, infiel e injusta.

Os 10 mandamentos não só ensina uma organização a ganhar dinheiro, como também permanecer ganhando e ser um sucesso ao longo de sua existência. O princípio contido nas ordenanças é como a luz de um farol para uma embarcação carregada de tesouros que navega em perigosas encostas numa noite escura tomada pela neblina.

Ao tratarmos de questões comportamentais em Coaching é pertinente uma abordagem de valores que estruturam os fundamentos de uma pessoa, sem os quais, nada que fará, conseguirá prosperar, pois pode-se construir uma casa sobre um banco de areia, ou navegar de olhos vendados ignorando o território, porém nunca se afastar dos riscos.

Fieis são as instruções para não naufragar nas encostas pedregosas.

 

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
014,0004011
Fonte: imagens da internet. Bonder, Nilton – Código Penal Celeste: RJ, Elsevier, 2004.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

xxi,oiv,oxi

Glossário:

Aulete

idolatria: Adoração de ídolos. Ato de prestar culto divino a criaturas. Amor cego, paixão exagerada.

[F.: Do lat. tard. idololatria,ae, deriv. gr. eidololatreía,as. Hom./Par.: idiolatria (sf.).]

ídolo:  Figura, estátua ou imagem representativa de alguma divindade e adorada como tal.:

[F.: Do lat. idolum,i, deriv. do gr. eídolon,ou]